6 dicas de como utilizar os alhos

6 dicas de como utilizar os alhos

June 07, 2022

Os alhos são dos alimentos mais usados na cozinha para temperar e condimentar a comida. Em refogados, em carnes, em saladas, em molhos, são várias as dicas de como utilizar alhos que poderá aprender neste artigo.

  1. Temperar carne: o sal, a cebola e o alho são os dois ingredientes mais usados para temperar carnes. Experimente distribuir o alho, triturado, na carne, antes de a colocar no forno e verá que a carne fica mais amolecida e saborosa.
  2. Aromatizar azeites e vinagres com alho: permitindo-lhe alterar ligeiramente o sabor e criar um novo tempero; 
  3. Confecionar molho de maionese e alho: é um dos molhos mais usados para temperar carnes e que conquista muitos adeptos. 
  4. Elaborar uma massa de alho: usada para temperar carne ou peixe, a massa de alho é geralmente usada em marinados. Pode optar por fazer a sua própria massa ou comprar massa de alho já feita.
  5. Reaproveitar as cascas: para fazer, por exemplo, um chá. Com um dente de alho e água, consegue criar um chá de alho. Poderá optar por misturar também gengibre ralado, limão e mel.
  6. Temperar saladas: mas, para suavizar o sabor, experimente esfregar o alho na saladeira, antes de colocar os ingredientes da salada.

Já conhecia estas dicas de como utilizar alhos? Vamos dar-lhe outras dicas sobre alhos, como por exemplo para descascar este ingrediente ou como eliminar o hálito por ele causado.

 

Outras dicas sobre alhos

Em primeiro lugar, saiba que para descascar mais facilmente este ingrediente basta demolhá-lo em água morna. Em alternativa, pode experimentar usar uma faca afiada pequena. Depois, é só pôr mãos à obra e aproveitá-lo da forma que pretender. Opte por descascar e triturar os alhos previamente, guardando-os num frasco hermético. Assim, cada vez que precisar deste ingrediente, é só servir-se.

Já no que concerne ao modo de armazenar, deve guardar os alhos num local seco e arejado, ao invés de o fazer no frigorífico. 

Além de ser um excelente amigo de qualquer cozinheiro, o alho tem propriedades terapêuticas, é antibacteriano e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, sendo um ótimo aliado contra a hipertensão. 

Contudo, apesar de ser um alimento bastante usado na cozinha portuguesa, cria um hálito desagradável. O truque é comer um grão de café ou uma folha de hortelã no fim. Se, por outro lado, ficar com o cheiro a alho nas mãos, experimente esfregá-las com salsa fresca e lavá-las bem depois, com sabonete e água.



Agora que já conhece várias dicas de como utilizar alhos, saiba que nas lojas Mais Sabor, encontra vários produtos alimentares, frescos e congelados, que poderão ser temperados com alhos, ajudando a tornar a sua refeição mais deliciosa.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados