4 formas de alimentar o cérebro

4 formas de alimentar o cérebro

September 07, 2020

Alimentar o cérebro pode parecer, à partida, algo surreal ou impossível. Contudo, existem hábitos e atividades - desde a alimentação saudável e equilibrada, às boas horas de descanso ou até mesmo ao exercício físico ou às atividades de lazer - que, quando cumpridas , ajudam a tornar o cérebro mais ativo. O melhor é que funcionam como um dois em um: bons para a saúde e para a mente.

 

Alimentação saudável e equilibrada

Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para todas as atividades que exerce diariamente, uma vez que é responsável por lhe fornecer os nutrientes e as vitaminas essenciais ao bom funcionamento do cérebro. Assim, invista em produtos como as carnes brancas ou os vegetais e os legumes.

Se tiver dúvidas ou dificuldades em perceber que tipo de alimentação deve seguir deverá contactar um nutricionista, que lhe dará indicações dos bens alimentares a consumir e respetivas quantidades, adequadas ao seu corpo e estilo de vida, e respetivas quantidades.

 

Boas horas de descanso

Quantas foram as vezes que já ouviu que dormir cerca de oito/nove horas por dia é essencial para descansar o seu cérebro e o seu corpo? Este é um hábito muito importante para que recupere todas as energias necessárias para enfrentar um novo dia.

Há ainda estudos que indicam que dormir ajuda a preservar memórias e facilita o acesso a recordações, que muitas vezes acabam por cair no esquecimento.

Uma outra forma de “desligar” um pouco e conectar-se com a sua mente é meditando, uma vez que esta é uma atividade que ajuda a relaxar e a acalmar a mente.

 

Exercício físico                      

Não é desconhecido para ninguém que a prática de exercício físico traz bastantes benefícios para a saúde humana, independentemente da faixa etária em que nos encontramos.

Há pequenos hábitos que pode fomentar no seu dia a dia para ser uma pessoa mais ativa, como por exemplo optar pelas escadas, ao invés de usar o elevador; estacionar o carro longe da porta principal dos edifícios que frequenta; caminhar todos os dias; evitar estar muito tempo sentado (se o seu trabalho assim o exigir, procure levantar-se regularmente para permitir a circulação do sangue); entre outros.

 

Atividades de lazer que estimulem o cérebro

Se pode estimular o cérebro ao mesmo tempo que se diverte, porque não? Existem diversas atividades de lazer que são benéficas para a capacidade cognitiva, a memória e a concentração, como por exemplo, praticar a leitura, jogar jogos, resolver palavras-cruzadas/sopas de letras ou até mesmo tocar instrumentos musicais.

Saiba ainda que qualquer situação que lhe possibilite estimular os neurónios, são positivas. Seja aprender um novo idioma, encarar um novo desafio a nível profissional ou até mesmo ajudar uma criança com os trabalhos de casa. Evitar ambientes e circunstâncias de stress, criar laços de amizade e ter, regularmente, convívios sociais ajuda também a manter o seu cérebro saudável.

 

cumpridos ou cumpridas? [LF1]

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados