Frango, bróculos, pão, hamburguers, rissóis e uma lista de compras

5 dicas para reduzir o desperdício alimentar

June 09, 2020

Sabia que quase um terço de todos os alimentos produzidos no mundo é desperdiçado, por diversas razões? Numa era em que se defende cada vez mais a importância da preservação do planeta e respeito pelo ambiente, faz sentido falar do desperdício alimentar. Este é um problema cada vez mais abordado e tido em consideração pela população mundial.

O desperdício alimentar é um problema que afeta qualquer pessoa e todos nós podemos contribuir para a redução do mesmo. Como? Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas para reduzir o desperdício alimentar em casa.

1- Listas de compras

Elaborar uma lista de compras permite poupar; não se esquecer de nenhum e ainda reduzir o desperdício alimentar.

É comum as idas às lojas alimentares em que se compra mais do que aquilo que se precisa. Contudo, as listas de compras permitem-lhe planear previamente o que necessita de comprar por forma a que, quando chegar ao local, se foque em adquirir apenas o que colocou na lista. Não vai querer levar o que não precisa realmente, pois não?

2- Aproveite apenas as promoções do que precisa

Quantas vezes foi às compras, viu determinado produto em promoção e optou por o levar para casa? Ainda que as promoções sejam tentadoras, recorde-se que se não colocou aquele produto na lista de compras é porque não lhe está a fazer falta.

Lembre-se que a existência de promoções é uma prática comum. Poderá não existir essa promoção quando necessitar do produto, mas poderá existir outra que seja tão ou mais vantajosa. Aproveite apenas se for uma promoção que seja realmente compensadora.

3- Armazene os alimentos de forma correta

A forma como faz o armazenamento dos alimentos, em casa, é fulcral para garantir a sua preservação e, consequentemente, reduzir o desperdício alimentar.

Os alimentos que mais tendem a ser desperdiçados são a fruta e os legumes, uma vez que são alimentos que, quando mal armazenados, registam um amadurecimento prematuro. Sabia, por exemplo, que as batatas, os tomates, o alho, os ovos, os pepinos e as cebolas nunca devem ser colocados no frio? A melhor forma de saber quais os alimentos que devem ser refrigerados é lembrar-se como é que os mesmos estavam dispostos na loja onde os adquiriu.

Por outro lado, outro aspeto a ter em conta no momento de armazenar os alimentos, é a data de validade do mesmo. O congelador, o frigorífico e a despensa devem ser arrumados colocando os alimentos com menor prazo de validade à frente ou mais à mão. Assim, ao servir-se dos seus bens alimentares, não cai no erro de optar por um que tenha maior data de validade e correr o risco de, quando for consumir outro, este já tenha prazado.

4- Reaproveite os alimentos

O reaproveitamento dos alimentos é uma das melhores técnicas para reduzir o desperdício alimentar. No artigo da sustentabilidade alimentar já lhe ensinámos a importância deste conceito e de como fazer o aproveitamento do frango, na sua totalidade.

Anteriormente, neste artigo, falámos da importância do correto armazenamento das frutas e dos legumes, mas o que fazer se determinada fruta já estiver demasiado madura?

As frutas são excelentes bens alimentares passíveis de reaproveitar. Se, por exemplo, tiver maçãs demasiado maduras poderá transformá-las num molho de maçã ou numa deliciosa tarte.

5- Não ir às compras com fome

Ir às compras nas horas das refeições ou quando tem fome é um dos maiores erros para comprar mais do que precisa. Este erro é igualmente válido quando está a comprar online. Por isso, seja em casa ou no espaço físico, lembre-se que deve evitar comprar bens alimentares quando está com fome. Sabemos o quão irresistíveis podem ser os nossos gelados artesanais ou até mesmo as nossas sobremesas, todavia queremos ajudá-lo a fazer um consumo consciente e responsável (até porque sabemos que, mesmo assim, será difícil não querer levar todos para casa!).

 

O desperdício alimentar, apesar de ser um problema à escala global, pode ser reduzido com a mudança de hábitos em casa. As dicas anteriormente apresentadas são dicas simples e práticas, que lhe vão permitir não só contribuir para um planeta melhor como também para uma poupança mensal.

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados