Ovos

Curiosidades sobre ovos: como saber se o ovo está fresco? Como estrelar um ovo de forma saudável?

June 16, 2020

Os ovos são um dos alimentos mais ricos em nutrientes - incluindo proteínas, vitaminas e minerais - muitos deles essenciais para uma vida cheia de saúde, em que gema é a parte do ovo que tem maior valor calórico. Apesar de existirem diversos tipos de ovos consumíveis, os mais comuns são os ovos de galinha.

Além de ser um bem alimentar rico nutritivamente, o ovo também é um alimento versátil que pode ser consumido escalfado, cozido, mexido ou estrelado, o que permite a sua inclusão em diversos tipos de pratos diferentes: uma canja de galinha com ovo; um hambúrguer com ovo estrelado; um frango à Brás; uma salada russa com ovo; uma omelete com fiambre ou até mesmo em sobremesas.

Na comemoração da Páscoa, na religião Católica, o ovo também é usado como um símbolo, através dos famosos ovos de chocolate que satisfazem as delícias de muitas crianças (e adultos!).

A nível nutricional, os ovos são uma excelente fonte de proteína e, em tempos, existiu alguma controvérsia sobre a sua associação a uma dieta saudável, no que concerne ao colesterol. Com o passar do tempo, esta controvérsia tem vindo a ser atenuada, uma vez que o colesterol ingerido através dos alimentos não é o principal responsável pelo aumento do colesterol no sangue. Além disso, é uma componente essencial das membranas celulares bem como para a produção de algumas vitaminas.

Existem estudos e testes realizados, em que se chegou à conclusão que cerca de 70% das pessoas que consomem diariamente ovos, têm níveis de colesterol LDL inferiores em relação às que não costumam comer ovos. Contudo, uma vez que o efeito dos alimentos muda de pessoa para pessoa, é importante consultar a opinião de um profissional de saúde, em especial se tem patologias clínicas.

 

Como saber se o ovo é fresco?

Na hora de consumir os ovos, é importante que saiba identificar se os mesmos estão ou não frescos. Um ovo é fresco se:

  • Tem a casca áspera, opaca e cutícula de forma natural, limpa e intacta;

 


  • Depois de aberto, o ovo quase não tem odor;
  • A clara for límpida, translúcida, gelatinosa e espessa e a gema for saliente, firme e íntegra;
  • A cor da casca e da gema não influenciam a qualidade dos ovos, nem interferem no valor nutritivo;
  • O ovo fresco é pesado devido ao facto de conter um maior volume de água. Quando mergulhado em água, pousa horizontalmente. Enquanto que um ovo que não seja fresco, a bolsa de ar interna expande-se fazendo o ovo boiar na água, com a ponta para baixo;
  • O ovo velho e estragado contém ar e irá boiar até à superfície da água. Deve rejeitar sempre estes ovos.

Sabia ainda que cozer os ovos em água a ferver, com um pouco de vinagre evita que os ovos se partam ou que um ovo cozido ou escalfado tem as mesmas calorias que um ovo cru?

 

Dicas para fazer o seu ovo estrelado saudável

Estrelar um ovo é geralmente associado a um mau hábito alimentar. No entanto, existem formas de fazer o seu ovo estrelado de forma saudável:

  • “Estrelar” em água: deve substituir a gordura que usa habitualmente por água e imergir em água quente o ovo sem casca;
  • “Estrelar” no micro-ondas: colocar o ovo num pires de café e levar ao micro-ondas a uma potência de 75kW durante 2 minutos;

Por último, para que o seu ovo seja cem por cento saudável, não deve adicionar sal para temperar. Recorra, por exemplo, a ervas aromáticas como os orégãos.

O ovo é, sem dúvida, um bem alimentar saudável, barato, fácil de preparar e combina com a maioria das comidas saudáveis. Na Mais Sabor, temos disponível os ovos da marca Quinta dos Olivais, marca esta que se distingue por apresentar produtos de grande qualidade e frescura, garantindo "A Origem Genuína".

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados