Sabe o que significam os números inscritos nos ovos?

Sabe o que significam os números inscritos nos ovos?

August 24, 2020

Os ovos, alimentos nutricionalmente ricos em vitaminas e minerais, são dos bens alimentares mais consumidos no mundo que, quando consumidos moderadamente e equilibrados com outros nutrientes, ajudam a proporcionar uma alimentação saudável.

Num artigo anterior, demos algumas dicas para saber se o ovo está fresco e como estrelá-lo de forma saudável. Hoje, vamos explicar-lhe o que significam os números inscritos nos ovos.

Estes números funcionam como um rótulo alimentar, permitindo assim identificar a data de validade e a origem da produção do ovo, assim como reconhecer o modo como as galinhas foram criadas.

Ao adquirir um ovo, deve sempre verificar a sua data de validade (que indica até que data deve ser consumido). De seguida, os restantes números e letras devem ser interpretados da seguinte forma:

Rótulo dos ovos

  • Modo de criação: esta vertente é representada pelos números iniciais (de 0 a 3), a qual nos informa se os ovos de galinhas são:

(0) De criação biológica – isto é, ovos de galinhas que foram criadas de forma biológica, em que 80% do seu alimento deve ser desta origem;

(1) De criação ao ar livre – aves que foram criadas, maioritariamente, ao ar livre. Contudo, não requer a obrigatoriedade das galinhas permanecerem 24 horas do dia em espaço aberto:

(2) De criação no solo – galinhas criadas em pavilhões fechados:

3) De criação em gaiolas – estes são os ovos mais comuns de existirem no mercado. Neste caso, as galinhas foram criadas em gaiolas, em que a maioria dos processos são automatizados.

 

  • País de origem/Estado membro: é representado pelas duas letras que vêm após o número do modo de criação, como é exemplo: PT – Portugal; ES – Espanha; IT – Itália; FR – França;
  • Código regional (Direção Regional de Agricultura e Pescas): é o número apresentado após o país de origem. Este número varia de 1 a 7 para Portugal Continente, 8 é referente ao arquipélago da Madeira e o 9 ao Arquipélago dos Açores.
  • Código de exploração: este código é representado pelos últimos três dígitos, conforme é indicado na imagem anteriormente apresentada

 

Classificação do “S” ao “XL”

Os tamanhos associados aos ovos vão desde o “S” ao “XL”, em que:

  • Tamanho S (small, pequeno) são para os ovos que pesam menos de 53 gramas;
  • Tamanho M (medium, médio) são os ovos que pesam entre 53 a 63 gramas;
  • Tamanho L (large, grande) ovos que pesam entre 63 a 73 gramas;
  • Tamanho XL (extra large, gigante) ovos que pesam 73 gramas, ou mais.

Contudo, saiba que se na embalagem estiver escrito “ovos de calibres diferentes” significa que o peso dos ovos varia, existindo diversos tamanhos de ovos nessa embalagem.

Agora já está apto para interpretar os números inscritos nos ovos que adquire!

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados