Sabia que a Mais Sabor tem produtos Halal?

Sabia que a Mais Sabor tem produtos Halal?

August 03, 20201 comment

É cada vez mais comum vermos a expressão “produtos Halal”, principalmente no que concerne a bens alimentares. Mas afinal, o que significa Halal?

“Halal” significa “lícito” ou “permitido”, sendo por vezes traduzido como “aceitável”. Um produto que seja certificado “Halal” é um produto que é permitido ou aceitável, de acordo com os valores da religião islâmica.

De modo geral, todos os alimentos são considerados Halal no islamismo, a menos que estejam escritos como proibidos no Alcorão ou pelo Hadith, como é exemplo a carne de porco ou as bebidas alcoólicas. Assim, os alimentos Halal são:

  1. Todos aqueles que são livres de qualquer ingrediente que os muçulmanos sejam proibidos de consumir;
  2. Todos os alimentos que são processados, fabricados, produzidos ou fabricados usando utensílios/equipamentos/máquinas que foram limpos de acordo com a lei islâmica.

Alimentos que contenham ingredientes como gelatina, enzimas, emulsificantes e sabores são questionáveis, porque a origem desses ingredientes não é conhecida. Na indústria de bens alimentares, nomeadamente de carnes, animais como vacas, vitelas, cordeiros, ovelhas, cabras, perus, galinhas, patos, aves de caça, bisontes, veados, entre outros são considerados Halal. Contudo, devem ser preparados de acordo com as leis islâmicas, para que a carne seja adequada ao consumo.

 

Abate Islâmico

A carne consumida pelos muçulmanos, de acordo com os valores definidos na sua religião, tem de ser preparada seguindo determinados rituais ou métodos, como são exemplo o facto do abate da carne só poder ser concretizado por muçulmanos (tem de existir, pelo menos, um muçulmano adulto) ou até mesmo o facto de quem realiza o abate deve dizer o nome do Deus (Allah), antes de fazer o corte.

Segundo o que defende esta religião, todo o processo que envolve o abate tem como objetivo reduzir a dor e o sofrimento que o animal sofre. Importa ainda afirmar que, de acordo com o Alcorão, consumir carne de um animal que já esteja morto é igualmente proibido.

Se, por exemplo, a carne de porco for Halal, é aceitável que seja consumida, ainda que esteja escrita como proibida no Alcorão.

 

Certificação produtos Halal

Em Portugal, o Instituto Halal é um instituto que se dedica “à análise, fiscalização, inspeção e certificação de produtos considerados Halal para consumo humano, assegurando que a elaboração destes produtos e seus respetivos processos de produção cumpram os requisitos do Halal.”

Os produtos com certificado Halal permitem que os consumidores muçulmanos possam ter garantias em como estão a usufruir de bens que estão alinhados com a sua cultura e crença. Perante o Islamismo, o consumo voluntário de qualquer alimento Haram (não Halal), é considerado um delito.

 

Nas lojas físicas Mais Sabor, temos produtos Halal. Caso tenha interesse neste tipo de produtos, solicite mais informações junto dos nossos colaboradores, que terão todo o gosto em mostrar-lhe a nossa oferta de produtos Halal.

Comentários (1)

Sónia Gaspar on September 28, 2021

Boa tarde, o meu marido é mulculmano e gostaria sede saber que produtos halal tem no vosso talho e onde posso encontrar as vossas lojas
Obrigada

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados