Peixe congelado

Benefícios do peixe congelado

May 16, 2020

Sabia que o consumo de peixe congelado tem tanta ou mais qualidade nutricional de que o consumo de peixe fresco? Em Portugal, é comum a opinião de que o peixe congelado tem menos nutrientes do que o peixe fresco. Todavia, esta ideia não corresponde à realidade e, neste artigo, iremos desmistificar essa ideia, explicando-lhe o porquê.

 

Peixe fresco vs peixe congelado

O principal aspeto (e talvez único) que distingue o peixe fresco do peixe que foi congelado reside no facto de que, no segundo caso, o alimento foi submetido a uma diminuição da temperatura que, consequentemente, causou o seu congelamento. Ao congelar-se um alimento, está a ser permitido que o mesmo seja conservado por um período maior, mantendo a sua qualidade nutricional.

Não obstante, o peixe congelado é um alimento mais prático, quando comparado com o peixe fresco, uma vez que já se encontra limpo e pronto a confecionar.

 

Congelação industrial vs congelação em casa

Se tem por hábito adquirir peixe e, posteriormente, congelá-lo, sabia que é preferível comprá-lo já congelado?

O congelamento industrial é feito com máquinas próprias para o processo, máquinas estas que têm a capacidade de fazer com que o alimento passe da temperatura ambiente para -18ºC em reduzidos minutos. Desta forma, o peixe não é ressecado uma vez que não manifesta perda de líquidos, o que permite manter os seus nutrientes e caraterísticas.

No que concerne a congelar peixe em casa, este é um processo mais demorado o que não possibilita garantir que o peixe mantenha todos os seus nutrientes e qualidades, na hora de consumir.

Se se está a questionar dos químicos e conservantes que o peixe congelado possa levar, saiba também que o peixe ultracongelado não necessita de levar qualquer tipo de conservante. Além disso, o processo de congelação industrial permite guardar os alimentos por um período superior quando comparado com o processo de congelação tradicional.

Assim, se tem por hábito achar que o peixe fresco tem mais qualidade e o compra para depois congelar, aconselhamos a optar pelo peixe já congelado como garantia de que este mantém os nutrientes que vão ser essenciais à sua alimentação.

 

Outros benefícios do peixe congelado

Além do que foi mencionado anteriormente, existem mais benefícios associados ao consumo do peixe congelado, como por exemplo:

  1. Pode comer o peixe em qualquer altura do ano: por vezes torna-se difícil de garantir o stock de todo o tipo de peixe em determinadas alturas do ano. Contudo, se optar por procurar peixe congelado, verá que a probabilidade de encontrar o peixe que pretende será maior.
  2. Existem grandes variedades de peixe congelado: é mais fácil encontrar diferentes tipos de peixe e de formatos/tamanhos entre o peixe congelado do que entre o peixe fresco. Por exemplo, prefere filetes de pescada ou pescada em posta? Uma opção ou outra é fácil de encontrar.
  3. Pode ter sempre peixe em casa: ao contrário do peixe fresco que requer o seu consumo num curto prazo, o peixe congelado pode ficar guardado durante vários dias no congelador. Desta forma, consegue incluir o peixe na sua alimentação diária sem ter de se preocupar com as idas às compras. 

Em suma, consumir um peixe fresco ou um peixe congelado (por método industrial) representa, em ambos os casos, escolhas alimentares saudáveis e ricas em nutrientes. A ideia de que o peixe congelado tem menos benefícios é apenas um mito.

Na Mais Sabor encontra diversas opções de peixe congelado, da marca Margrill, uma marca portuguesa da nossa confiança. A Margrill é uma marca que comercializa produtos do mar ultracongelados, sendo reconhecida no mercado pela sua qualidade superior. Entre a sua vasta oferta, é possível destacar o pescado, o bacalhau, os moluscos, os crustáceos e os combinados. Por forma a garantir a máxima frescura e qualidade dos seus produtos, vai às melhores origens, selecionadas com responsabilidade.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados