Dicas para poupar ao comprar comida

Dicas para poupar ao comprar comida

June 27, 2022

A alimentação mensal de uma família pode ser uma despesa grandiosa, quando não planeada. Poupar ao comprar comida torna-se, assim, um desafio, em especial quando é uma das maiores fatias do orçamento familiar.

Antes de ler o resto do artigo, lembre-se que os poucos euros que conseguir poupar mensalmente poderão fazer uma diferença significativa no final do ano. Ao final de alguns anos, consegue poupar centenas ou milhares de euros. Aprenda, neste artigo, algumas dicas para poupar ao comprar comida. 

1- Faça uma lista antes de ir às compras

Ir a um mini ou supermercado sem uma lista das suas necessidades vai fazer com que leve mais produtos do que aqueles que realmente precisa. Elabore uma lista de compras de tudo aquilo que efetivamente precisa e irá consumir nos próximos dias.

2- Ao elaborar a lista, abra o seu frigorífico e despensa

Verifique bem tudo o que ainda tem no frigorífico e na despensa, para não comprar produtos a mais do que aqueles que realmente precisa. Recorde-se que o objetivo é poupar ao comprar comida e, já agora, reduzir o desperdício alimentar.


Ao ver todos os produtos disponíveis, pense também nas receitas que ainda consegue desenvolver com eles. 

3- Organize a lista por categorias

Existem produtos que temos de comprar constantemente e outros que são mais esporádicos. Procure organizar a sua lista dividindo por categorias e também entre os produtos que são necessários comprar de forma regular.

4- Consulte os folhetos e as redes sociais dos mini e supermercados

Depois de ter a sua lista preparada, consulte todas as promoções em vigor. É importante verificar depois de ter a lista pronta, para não ter tendência a ir comprar coisas que não precisa só porque estão em promoção. Nos dias de hoje, há promoções constantes nos vários espaços comerciais, por isso facilmente volta a encontrar o mesmo produto em promoção, numa fase em que já precise dele.

5- Compre em fornecedores de confiança

Às vezes o barato sai caro e, apesar de ser importante poupar ao comprar comida, também é importante garantir a qualidade da comida que compra. Os nutrientes e vitaminas certos, vão fazer com que o seu organismo tenha outro tipo de necessidades. Se estiver sempre a comer comidas rápidas e pouco saudáveis, vai sentir a necessidade de comer mais vezes e em maiores quantidades.



Por fim, não se esqueça daquela técnica de ir ao supermercado sem fome. Quanto mais vontade de comer tiver, mais vontade terá em comprar todos os produtos disponíveis. Evite os doces e aqueles produtos que não precisa.


Nas lojas Mais Sabor encontra uma vasta oferta de produtos alimentares, para satisfazer as delícias da sua família.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados