Como aproveitar o pão duro?

Como aproveitar o pão duro?

May 23, 2022

O pão, um dos alimentos mais apreciados na cultura portuguesa, deve ser consumido no próprio dia, uma vez que fica facilmente duro. Contudo, caso isso aconteça, existem várias formas de aproveitar o pão, evitando assim o desperdício alimentar. Já imaginou quantas fatias de pão desperdiçaria, por ano, se deitasse, pelo menos, uma por dia ao lixo? 


1) Torradas

Torrar o pão é uma das formas mais comuns de aproveitar o pão duro. Seja com manteiga, queijo fresco, marmelada ou qualquer outro ingrediente que aprecie, consegue ter um pequeno almoço delicioso e ainda evitar o desperdício.

2) Pão Ralado

Há diversas receitas que usam o pão ralado, permitindo-lhe assim evitar o desperdício. Filetes de pescada, curgetes no forno, tomates recheados, panados, bacalhau no forno são apenas alguns exemplos. Se quiser ir mais além, poderá ralar o pão e juntar ervas aromáticas ou outros ingredientes que conferem sabor ao pão.

3) Croutons

Tradicionalmente usados em saladas, petiscos e sopas, os croutons podem ser mais uma forma de aproveitar o pão duro que tem em casa. Basta cortá-lo em cubos, salpicar com um pouco de água e secá-los no forno. Deve ainda guardar os croutons numa caixa hermética e estão prontos para colocar na salada que vai levar para a praia.


🛒 Descubra 7 ideias de refeições rápidas e saudáveis para comer na praia, com ingredientes disponíveis na Mais Sabor.

4) Pão de alho

Se quiser ir mais além e explorar sabores, poderá aproveitar o pão duro para fazer um pão de alho. Manteiga, alho e salsa são os três ingredientes essenciais para ter sucesso nesta receita. Misture tudo, torre o pão e barre-o com os ingredientes juntos. Esta é uma excelente opção de entrada para um churrasco.


🛒 Conheça todas 5 produtos essenciais para fazer o melhor churrasco, disponíveis na Mais Sabor.



Agora que já sabe como aproveitar o pão duro, saiba ainda que congelar pão é uma excelente forma de o preservar. Retire apenas a quantidade de pão prevista que irá ser consumida nesse dia em sua casa, e o restante fica guardado e preservado. Na Mais Sabor, também temos pão disponível para complementar a sua compra.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados