Santos Populares: sardinhas, carapaus, manjericos e martelos

Santos Populares: sardinhas, carapaus, manjericos e martelos

May 13, 2022

A época dos Santos Populares é uma das mais aguardadas do ano por todos aqueles que gostam de folia, do convívio e de boa comida. Apesar de acontecerem um pouco por todo o país, as festas mais conhecidas pela população portuguesa concretizam-se nas grandes cidades de Lisboa e Porto. Do Santo António, ao São Pedro e ao São João, há tradições que nunca se esquecem. Sardinhas, carapaus, manjericos e martelos são 4 dos símbolos mais associados a estes grandes eventos.


As sardinhas e os carapaus

Seja para festejar os Santos Populares em casa, seja pelas ruas das cidades do País, há dois alimentos que nunca faltam: as sardinhas e os carapaus. Se andar pelas ruas do Porto e de Lisboa, na altura dos Santos e não sentir o cheiro a sardinhas e carapaus, assadas a carvão, pelas ruas destas cidades, é porque está no sítio errado. E não pode faltar a broa, para acompanhar. 

Conhecidas por serem ricas em vitaminas, minerais e ómega 3, as sardinhas são um excelente alimento para o coração, para a memória e para manter os valores do colesterol equilibrados. E o que há de melhor em poder festejar os Santos, com a Rainha da Festa, um alimento que faz bem à saúde? 


🛒 Conheça todas as opções de sardinha e carapau disponíveis na Mais Sabor e junte-as na lista de produtos essenciais para os Santos Populares.

Tradições dos Santos Populares

Se é português, ou vive na zona de Lisboa ou Porto, de certeza que já ouviu falar dos grandes ícones dos Santos Populares: os manjericos e os martelos. Mas conhece o significado do uso destes objetos?

Manjericos de Santo António

O manjerico, conhecido também como “Erva ou Planta dos Namorados”, é tradicionalmente oferecido pelos namorados à sua cara metade, nas festas de São Pedro, no Porto, e em especial nas festas de Santo António, em Lisboa. Esta planta é oferecida num vaso, que vem acompanhado de um cravo feito em papel e com um verso popular alusivo ao amor, inserido numa pequena bandeirinha.

O gesto de oferecer um manjerico a alguém representa um ato de carinho e a forma correta de manter a planta é passar a mão por cima e cheirar a mão. Há quem diga que cheirar a planta vai fazer com que ela murche e, consequentemente, morra e não é isso que se quer, já que a pessoa que recebe um manjerico tem o dever de cuidar dele durante um ano, até receber um novo e poder substituir o antigo.


Martelos de São João

Os martelos, objetos associados às festas de São João, que acontecem na cidade do Porto, no mês de junho, foram criados por Manual Boaventura, com o objetivo de servirem de brinquedo.

Posteriormente, os estudantes da cidade usaram-nos nas celebrações da Queima das Fitas, com o objetivo de fazer barulho. O sucesso foi tanto que replicaram o seu uso nas festas de São João, tendo gerando o interesse da população e, sem saberem, criando uma tradição que se mantém nos dias de hoje.


Agora que já conhece as tradições dos Santos Populares, é hora de se abastecer dos melhores produtos para festejar.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados