Limões: benefícios e aproveitamento

Limões: benefícios e aproveitamento

May 31, 2022

O limão é uma fruta cítrica bastante usada na cozinha portuguesa, que tem vários benefícios para a saúde humana. Por isso, é importante aproveitar esta fruta na sua totalidade, evitando também o desperdício. Conheça, neste artigo, três benefícios para a sua saúde e cinco dicas para aproveitar os limões.

3 benefícios dos limões para a saúde

O limão é uma fruta rica em vitamina C e em fibras, nutrientes estes que são responsáveis por diversos benefícios para a saúde. Do coração, ao controle de peso e à saúde digestiva, saiba quais são os principais benefícios dos limões para a saúde humana:

  • Previnem a anemia: os limões ajudam na absorção de ferro de alimentos.
  • Favorecem a perda de peso: este alimento possui poucas calorias e é rico em fibras, fazendo com que haja uma redução do apetite. Por outro lado, alimentos ricos em vitamina C ajudam a desintoxicar o organismo. Experimente beber água com limão quando acorda, sem açúcar ou adoçantes, uma vez que possui efeito diurético.
  • Melhora a aparência da pele: o limão proporciona a regeneração dos tecidos e a formação de colagénio, o que permite dar firmeza à elasticidade da pele.

🛒 Tem cuidado com o impacto da sua alimentação? Sabia que cozinhar frango de forma saudável ajuda a prevenir doenças cardíacas?

 

5 dicas para aproveitar os limões

Além do tradicional espremer, para aproveitar o seu sumo, existem outras formas de aproveitar esta fruta.


  1. Use as cascas de limões secas: Isso mesmo. As cascas dos limões podem ser aproveitadas para diversas funcionalidades, ao invés de serem desperdiçadas. Pode usá-las em receitas ou até mesmo para juntar a produtos de limpeza. Guarde as cascas no frigorífico, dentro de uma taça fechada.
  2. Congele os limões: uma excelente dica para guardar este alimento é espremendo o seu sumo, guardá-lo em sacos de gelo e depois ir descongelando à medida que vai usando em temperos, sumos ou sobremesas.
  3. Retire odores indesejados: o limão é uma ótima fruta para eliminar os cheiros que menos gosta no seu frigorífico. Experimente colocar um pouco de sumo de limão fresco numa esponja ou num pano limpo, no frigorífico, e deixe a esponja lá dentro durante várias horas.
  4. Faça vinagre para limpeza: ao invés do tradicional vinagre, crie o seu próprio vinagre de limão que pode ser usado para limpar a casa.
  5. Remova manchas e clareie roupas: já aconteceu ficar com manchas amarelas na roupa? O limão é um ótimo aliado na redução dessas manchas.

Nas lojas Mais Sabor, encontra vários produtos alimentares, frescos e congelados, que complementados com um tempero de limão tornarão a sua refeição deliciosa e apetitosa.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados