Uma alimentação equilibrada e saudável deve pautar o quotidiano de todos nós. Sabia que comer em excesso determinados alimentos ou não seguir uma alimentação equilibrada, com produtos saudáveis, poderá aumentar o risco de ter uma doença cardíaca?
A consciencialização dos cidadãos para a problemática das doenças cardiovasculares e para a imperatividade de prevenir o seu aparecimento através de hábitos saudáveis não deve ser descurada e, neste sentido, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FCP) institucionalizou o mês de maio como o “Mês do Coração”, mês em que desenvolve diversas ações e iniciativas de sensibilização.
O coração humano é identificado como o órgão que bombeia o sangue para o corpo todo, através do sistema circulatório. Desta forma, fornece oxigénio e nutrientes aos tecidos e remove o dióxido de carbono e outros resíduos prejudiciais. Neste artigo, vamos indicar-lhe algumas receitas para cozinhar frango de forma saudável, por forma a ajudá-lo a prevenir doenças cardíacas.
Cozinhar frango de forma saudável: receitas
Coxas de frango com laranja
Demora, aproximadamente, 1 hora; é uma receita pouco dispendiosa e fácil de elaborar.
Ingredientes:
- 1kg coxas de frango
- 1 laranja cortada em gomos
- 50g tomate cortado em cubos
- 20g de alho picado
- 40g de pimento vermelho picado em cubos
- 50ml azeite
- Coentros, alecrim, cebolinho, sal e pimenta a gosto
Preparação:
- Numa taça coloque as coxas de frango e tempere com azeite, sal, alho picado, pimenta, alecrim, cebolinho e coentros e envolva tudo.
- Num tabuleiro de forno coloque as coxas temperadas. Espalhe pelo tabuleiro o tomate em cubos, o pimento vermelho e os gomos de laranja.
- Leve o tabuleiro ao forno coberto com papel de alumínio durante 30 minutos a 180 graus.
- Retire o papel de alumínio e leve novamente as coxas ao forno durante 15 minutos, a 180 graus.
- Acompanhe com, por exemplo, um arroz de legumes.
Peito de frango com salada de brócolos e couve roxa
Demora, aproximadamente, 1 hora e 30 minutos; é uma receita pouco dispendiosa e fácil de elaborar.
Ingredientes:
- 2 peitos de frango com osso e pele
- 100g de cebola picada
- 100g cenoura em meia lua
- 300g tomate sem sementes
- 300ml vinho branco
- 15g alho picado
- 50g azeite
- 1 folha de louro
- Piri-piri, sal, pimenta, manteiga, vinagre e mel q.b.
- 400g brócolos
- 280g couve roxa cortada finamente
Preparação:
- Num tacho refogar os alhos, a cebola, a cenoura, o louro, o piri-piri e o tomate com azeite.
- Adicione o peito de frango cortado em bocados e envolva.
- Refresque com vinho e deixe cozinhar, temperando com sal e pimenta.
- Coza os brócolos, escorra e reserve; derreta uma noz de manteiga numa frigideira e salteie os brócolos.
- Numa taça pequena adicione uma colher de mel e junte vinagre a gosto, até ter um molho agridoce. Tempere a couve roxa.
- Sirva o peito estufado com os brócolos salteados e a salda de couve roxa.
Outras dicas para prevenir doenças cardíacas
Além da importância de confecionar refeições com produtos saudáveis, existem outras dicas que deve igualmente ter em conta por forma a prevenir doenças cardíacas:
- Porções adequadas: Comer de forma saudável não significa que possa sobrecarregar o seu prato de alimentos. Evite comer até ficar com a sensação de estar cheio e ter comido demasiado, uma vez que essa situação poderá causar desconforto e também levá-lo a ingerir mais calorias do que devia.
- Comer vegetais e frutas: está comprovado cientificamente que os legumes e as frutas são ótimas fontes de vitaminas e minerais, sendo alimentos com baixo teor de calorias e ricos em fibras alimentares. Pelas suas caraterísticas, os vegetais e frutas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. É aconselhável incluir estes alimentos em todas as suas refeições.
- Escolher carnes brancas: as carnes brancas, além de serem mais fáceis de digerir, são identificadas como carnes que possuem menos gordura e colesterol. Planeie as suas refeições: o planeamento semanal das refeições permiti-lhe pensar, com tempo, no que irá comer e incluir na sua alimentação todos os alimentos necessários para fornecer os nutrientes que o seu corpo necessita. Se tiver uma vida muito ativa, mais facilmente irá optar por soluções menos saudáveis, encaradas com mais fáceis para desenrascar.
Lembre-se que, além de uma alimentação saudável, existem outras práticas que deverá seguir para ajudar na prevenção de doenças cardíacas, como são exemplo a prática regular de exercício físico; medir regularmente os níveis de colesterol, hipertensão e diabetes por forma a verificar se se encontram nos níveis saudáveis e agir quando não estão em conformidade; não ter hábitos/vícios nocivos como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.