Amigos em convívio numa refeição

5 práticas a ter às refeições

September 21, 2020

O ato de comer diariamente acontece a partir do momento em que nascemos. Contudo, tal não significa que começamos logo com as práticas saudáveis e mais recomendadas, uma vez que desde pequeninos que ganhamos determinados hábitos uns menos saudáveis, outros mais. Neste artigo, vamos ensinar-lhe algumas práticas que não podem faltar às refeições para que tenha um estilo de vida mais saudável:

1-Evite ter fome desmedida

Comer uma grande quantidade de comida de uma só vez não é saudável. Mas como evitar esse hábito? É simples. Se for comendo várias vezes ao longo do dia, quando chegar à hora da refeição não irá ter apetite para comer mais do que o necessário. É, por isso, importante que coma entre as refeições principais. Pode optar por comer snacks como frutos secos ou barras de cereais.

2- Beba muita água

Não é ao acaso que estamos sempre a insistir neste ponto, em qualquer artigo que fale de alimentação e estilo de vida saudável. A hidratação é muito importante e, além disso, o consumo de água de forma regular permite diminuir o apetite. Consequentemente, não sentirá a necessidade de encher o seu prato com mais comida além daquela de que o seu corpo realmente precisa.

Por outro lado, e embora a água seja a bebida mais recomendada para satisfazer a sede, pode optar por outras bebidas que não contenham adição de açúcar, álcool ou cafeína.

3-Coma um prato de sopa em cada refeição

Um prato de sopa, em especial de legumes, ao almoço e ao jantar é um hábito que não pode faltar à refeição, uma vez que é bastante saudável. Um truque para ter sempre sopa em casa é confecionar várias doses de uma só vez e congelá-las em tacinhas individuais. Depois, apenas precisa de colocar a descongelar previamente e saborear à refeição.

4-Invista num prato com legumes ou salada

Frequentemente, ao cozinhar-se uma refeição, existe o hábito de pensarmos apenas no acompanhamento (arroz, massa ou batatas) como obrigatório. E os legumes e a salada? Estes devem ser igualmente pensados quando confeciona uma refeição. Por forma a obter legumes sempre frescos, invista nos legumes congelados que são mais nutritivos do que os legumes frescos.

5-Coma fruta regularmente

Comer, pelo menos, uma peça de fruta por dia é um hábito que deve manter, sendo que o ideal e segundo a Direção Geral de Saúde, é recomendado que coma 3 a 5 peças de fruta, por dia, de tamanho médio (cerca de 160g).

 

Além dos hábitos relacionados com comida, lembre-se que, às refeições há outros hábitos que deve cumprir como por exemplo comer devagar, por forma a que dê o tempo necessário à mastigação e consequente digestão e não usar o telemóvel, em especial se estiver acompanhado.

Por muito atarefado que possa ser o seu dia, estas práticas devem ser sempre respeitadas. Evite ainda comer fast food e hábitos como nem sequer fazer uma pausa para comer a sua refeição com calma.

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados