Como fotografar comida com o telemóvel?

Como fotografar comida com o telemóvel?

October 16, 2020

Fotografar comida seja para colocar nas redes sociais, para enviar àquele amigo que ficará cheio de inveja, para guardar como recordação ou até mesmo porque tem um restaurante ou café e quer divulgar os seus pratos deliciosos, é uma tarefa simples, mas quando executada com alguns cuidados terá resultados muito melhores.

Certamente  que não quererá que aquela deliciosa sobremesa se torne tudo menos apetitosa, quando se vê a fotografia, certo?

Componha  um prato bonito

Nada de tirar  uma fotografia quando já deu uma garfada para provar o agradável prato que tem à frente. Se está a fotografar num restaurante, provavelmente terá um prato bonito e elaborado. Contudo, se está a fotografar em casa, torne o seu prato bonito e atrativo. Por exemplo, se confecionou massa, coloque um pouco de manjericão a decorar o prato e verá que ficará logo com outro ar. Se gostar de queijo, adicione também queijo ralado por cima da massa ou até mesmo tomate cherry, que ajuda a dar cor ao prato.

Desfoque o fundo

Um dos truques mais utilizados é o uso do modo retrato do telemóvel para fotografar. É nesta funcionalidade que conseguirá fazer um desfoque do fundo, ao dar a sensação de profundidade, fazendo com que a comida se destaque e sejam captados todos os pormenores dos alimentos.

Escolha o ângulo certo

Teste vários ângulos ao tirar a sua foto para que depois possa confirmar qual deles ficou melhor. Experimente ângulos que permitam ter a lente da câmara o mais próxima possível da comida, uma vez que esta dica ajuda a tornar a comida mais suculenta e a parecer  tão apetitosa como realmente é.

Tente iluminar o seu prato

Mas nada de recorrer ao uso do flash! Tente fotografar num sítio com uma boa luz natural ou uma boa iluminação artificial. Evite ainda que hajam sombras no seu prato. Quanto ao flash, é o pior inimigo  das boas fotografias, a não ser que seja fotógrafo profissional e saiba realmente como o usar.

Fundo branco

O uso de um fundo branco permite destacar os contornos do prato e dos alimentos. Se não for possível, procure que seja um fundo limpo, sem sujidade ou manchas indesejadas.

Use um bom filtro

O filtro certo irá ajudar a embelezar uma fotografia. Ajuste as cores e os contrastes da sua fotografia, através de uma aplicação própria para o efeito.

Estabilize o seu smartphone

As fotografias  tremidas não costumam resultar em imagens atrativas. Se conseguir usar acessórios que permitam estabilizar o seu smartphone é o ideal . Em alternativa, segure, firmemente, o seu telemóvel com as duas mãos na hora de carregar no botão da câmara.

Cada vez mais as marcas de telemóveis desenvolvem câmaras com estabilização de imagem. Por isso, saiba que ter um smartphone com uma boa câmara faz toda a diferença. Na hora de escolher o seu próximo telemóvel, tenha a qualidade da câmara como um requisito a ter em conta na sua decisão.

O nosso último conselho é usar o seu bom senso: se visse a fotografia de comida que tirou , na rede social de algum amigo ou de algum restaurante, acharia atrativa e ficaria com vontade de provar aquele prato? Se a resposta for positiva, então a sua fotografia talvez esteja pronta a ser publicada na rede social. Se não, reveja as dicas que lhe demos. Estude novos ângulos e novos filtros e certifique-se de que cumpriu todos os pormenores anteriormente descritos.

Já está pronto para clicar no disparo da câmara e enviar-nos a sua fotografia com os produtos da Mais Sabor?

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados