Quais são os melhores peixes para consumo?

Quais são os melhores peixes para consumo?

October 19, 2020

O consumo de peixe é um hábito essencial numa dieta saudável, estando bastante presente na alimentação tipicamente portuguesa. Sendo este alimento uma importante proteína animal deve ser consumido, pelo menos, 5 vezes por semana. Mas quais são os melhores peixes para consumo? 

Existem diversos tipos de peixe indicados para um consumo regular, mas opte por uma dieta equilibrada entre peixes gordos e peixes magros. Por forma a que não lhe restem dúvidas, indicamos-lhe alguns dos melhores peixes para consumo.

Sardinha

Um dos peixes mais populares na cultura portuguesa é, sem dúvida, a sardinha. Além de ser uma opção bastante económica, este peixe é rico em vitaminas e nutrientes que ajudam à manutenção do sistema imunológico. É igualmente uma importante fonte de cálcio.

Salmão

O salmão é um dos peixes mais ricos em ácidos ómega-3, ácido este benéfico para a saúde do coração. É igualmente rico em proteínas e vitaminas que ajudam a promover o funcionamento ideal do cérebro e do sistema nervoso.

Robalo

Grelhado ou assado, o robalo é um peixe que proporciona vários benefícios à saúde humana. É oriundo de águas salgadas e é considerado um peixe facilmente digerível. Opte por consumir este peixe, especialmente se necessitar de força ou energia extra, uma vez que o robalo é rico em proteína.

Bacalhau

O bacalhau é considerado um peixe magro, com baixo teor de gordura. Anteriormente, já tivemos a oportunidade de lhe ensinar a demolhar o bacalhau , para que não tenha desculpas no desleixo do consumo deste peixe , que é dos que mais contribui para atingir os níveis diários necessários de ómega 3.

Além disso, este é um alimento versátil, com variadas formas de confecionar e diversos tipos de acompanhamento que tão bem em conjunto.

 

Mas atenção … além do tipo de peixe que consome, a origem do mesmo também é um dos aspetos de ter em conta.

Devo comer o peixe que pesco?

Se tem o hábito de ir pescar ou tem familiares/amigos que pescam e consomem esse peixe, saiba que alguns peixes capturados nos lagos, rios, oceanos e estuários contêm produtos químicos que podem representar riscos à saúde, caso sejam consumidos em grande quantidade.

Em contrapartida, os peixes que são comercializados pelas diversas marcas existentes no mercado são sujeitos a rigorosos processos de controlo de qualidade, garantindo as normas necessárias de higiene e segurança alimentar.

Se, ainda assim, faz questão de consumir o peixe que pesca ou que algum conhecido pescou por si, existem alguns hábitos que deverá seguir de modo a reduzir os riscos para a saúde de comer peixe com produtos químicos poluentes:

  • Procure pescar em águas limpas ou informar-se, previamente, se o local escolhido é seguro. Em alguns sítios, existem sinalizações de alerta para a poluição da água. Naqueles em que esta situação não se aplica, caso verifique que a água tem uma cor, textura ou cheiro estranhos, opte por não pescar e procure um novo local;
  • Peixes mais jovens terão maior probabilidade de ser mais saudáveis, uma vez que navegam há menos tempo nas águas. Sabemos que não consegue escolher o tipo de peixe antes de ser pescado, todavia, se verificar que o peixe é muito velho, devolva-o à água;
  • Limpe e cozinhe o seu peixe de forma adequada. A forma como limpa o seu peixe fará toda a diferença e ajudará a reduzir resíduos poluentes.

 Alertamos ainda para a existência de restrições no que concerne aos tipos e tamanhos de peixe que podem ser pescados. Verifique sempre a legislação em vigor, ou procure informar-se junto da entidade governativa responsável por esta área.

 

Seja qual for a origem e o tipo de peixe que escolher, o importante é fazer um consumo regular deste tipo de alimento, permitindo assim ter um coração e cérebro mais saudáveis.

 

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados