Como manter o hábito de fazer exercício?

Como manter o hábito de fazer exercício?

October 23, 2020

Quantas foram as vezes em que disse que não ia desistir de ir ao ginásio? Ou que ia manter o hábito de treinar, x vezes por semana? Testou com amigos, sozinho ou horários e sítios diferentes e, mesmo assim, não conseguiu manter o hábito?

Os benefícios associados à prática regular de exercício físico são inúmeros. Faz bem ao seu físico, à sua mente e ajuda a   Contudo, se acaba sempre por perder a motivação de manter o hábito de fazer exercício, vamos dar-lhe alguns truques para que tal não aconteça.

Defina metas e objetivos

O ideal é iniciar a atividade física num ginásio ou acompanhado por um profissional, como um nutricionista ou um personal trainer ou, se possível, os dois. Desta forma, consegue garantir que está a ser acompanhado por especialistas capazes de lhe traçar metas reais e possíveis de alcançar e que o relembram da importância de ser persistente e paciente.

Verá que quando começar a ter resultados mais positivos, o esforço de treinar frequentemente valerá a pena  e o fará com muito mais gosto.

Tenha sempre o seu saco de treino pronto

Sabemos o quão o ser humano consegue ser preguiçoso e, por isso, este é um dos melhores truques que lhe podemos dar. Se tiver o seu malote pronto e, após um dia de trabalho, seguir logo para o treino, não terá motivo para ir a casa e cair na tentação de trocar o treino pelo sofá (especialmente naqueles dias frios de inverno, em que sabe tão bem  estar ao pé da lareira, enrolado numa manta quentinha).

Treine acompanhado

Se treinar com um amigo verá que a motivação é outra. O desafio é maior e ficará com a sensação de que consegue enfrentar um treino de forma muito mais fácil. Além disso, durante esse  momento, podem sempre colocar a conversa em dia.

Uma outra opção é optar pelo acompanhamento de um personal trainer, profissional indicado para adaptar o treino às suas necessidades e que o ajudará a manter o foco e motivação.

Defina dias específicos de treino

Escolha determinados dias da semana para ir treinar e assuma sempre esse compromisso. Conseguirá, assim, organizar a sua rotina de forma mais prática e preparar-se previamente para o treino, sem desculpas.

Tenha uma alimentação equilibrada

O exercício físico, a alimentação equilibrada e o descanso são três vertentes que se complementam. Se incrementar uma alimentação saudável e equilibrada, terá mais energia para os treinos e, consequentemente, verá os resultados a aparecerem  de forma mais rápida.

Para manter esta filosofia de vida, procure preparar as refeições da semana atempadamente. Assim, nos dias em que está mais cansado e não lhe apetece cozinhar, já tem a sua comida pronta e não irá cair na tentação de comer fast food.

Seguindo as dicas anteriormente apresentadas, verá que após apanhar o ritmo e ganhar gosto pela atividade física, também porque irá ver resultados, o difícil vai ser não querer ir treinar todos os dias.

É importante que encare esta prática como uma filosofia de vida positiva em vez de uma obrigação. Afinal, quem é que gosta de fazer alguma coisa obrigado?

 

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados