Como preparar as refeições da semana num dia?

Como preparar as refeições da semana num dia?

October 09, 2020

E se pudesse preparar as refeições da semana, num só dia? A rotina semanal pode virar uma verdadeira azáfama e correria, fazendo com que nem sempre haja disponibilidade para cozinhar refeições saudáveis, devido ao tempo de preparação e confeção que exigem. Quantas foram as vezes em que optou por comida take away por falta de  vontade ou tempo para cozinhar?

De modo a que isso não volte a acontecer, vamos ajudar com alguns truques para que possa  preparar as refeições da semana num único dia, poupando-lhe tempo naqueles dias em que está desejoso de se deitar um bocadinho no sofá ou de simplesmente não fazer nada.

  • Cozinhar peitos de frango: o frango é uma carne muito versátil. Ao cozer vários peitos, pode guardá-los inteiros ou desfiados, no frigorífico ou no congelador. Depois, basta descongelar e fazer, por exemplo, um frango à Brás; ou uma salada de frango ou até mesmo uma omelete de frango.
  • Cozer ovos: coza cerca de 5 a 6 ovos e poderá depois juntá-los às suas refeições. Lembre-se que este é um alimento bastante rico em nutrientes.
  • Confecionar Legumes e vegetais: cozer legumes ou cozinhá-los no forno é uma tarefa simples que não requer muito trabalho nem tempo. Coza uma boa quantidade num único dia, tendo em consideração o facto de ser importante consumir legumes todos os dias e, de preferência, em todas as refeições principais. Por outro lado, se sobrar legumes em alguma refeição que faça, também os poderá aproveitar, congelando e comendo numa próxima refeição.
  • Preparar uma sopa: confecionar uma sopa ao fim de semana, para depois comer durante a semana é das melhores dicas que lhe podemos dar. Faça uma quantidade elevada de sopa, permitindo-lhe guardar no frigorífico o necessário para a semana em vigor e congelar o resto para a semana seguinte. Deste modo, não terá de passar todos os seus fins de semana a fazer sopa. Se tiver espaço e taças, opte por congelar em taças individuais, podendo assim descongelar no dia em que irá comer.
  • Arroz, massa e batata doce: Asse batata doce no forno, ou coza um pouco de arroz ou massa e assim garante que tem acompanhamento para várias refeições da semana.
  • Produtos prontos a cozinhar: alimentos como almôndegas, hambúrgueres ou até mesmo salgados são produtos que estão prontos a serem confecionados e, por isso, o tempo que irá despender na cozinha será muito reduzido. Sugerimos também as especialidades disponíveis na Mais Sabor, conhecidas pelos seus temperos únicos e deliciosos.

 

Congelar os alimentos já cozinhados é uma ótima forma de os preservar e garantir que tem refeições para vários dias da semana. Provavelmente irá perder uma manhã ou uma tarde na cozinha a preparar as suas refeições, mas acredite que verá que esse esforço vale a pena  naqueles dias cansativos de trabalho, em que lhe apetece tudo menos ter de cozinhar. Por outro lado, este planeamento prévio permitirá resistir à tentação de comer comida menos saudável ou gastar muito dinheiro em take away.

Para que o planeamento semanal não falhe, tente pensar nas refeições da semana inteira ao pormenor. Depois, escreva num caderno ou num post it que dê para colocar no frigorífico, e assim nunca se esquece do que tem de retirar do congelador para descongelar.

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados