Dicas para organizar a marmita para o trabalho

Dicas para organizar a marmita para o trabalho

February 02, 2021

É cada vez mais comum recorrer ao uso de marmitas para fazer as refeições fora de casa. Seja porque é mais saudável e cómodo almoçar/lanchar/jantar no local de trabalho, seja porque é menos dispendioso ou até mesmo por uma questão de segurança, face à atual pandemia que se verifica no país.

Neste sentido, surge a questão: como organizar a marmita para levar para o trabalho? Que refeições fazer? Quais os alimentos a incluir, por forma a que se vá tendo refeições diversificadas ao longo da semana?

Prepare, previamente, as refeições da semana

Reserve uma manhã ou uma tarde do seu sábado, domingo ou outro dia de folga e confecione todas as refeições que irá precisar para a semana. Pode parecer cansativo passar uma manhã ou uma tarde inteira na cozinha, contudo, fazendo este esforço, não terá de cozinhar durante a semana podendo dedicar esse tempo aos seus hobbies preferidos.

Se esta não for uma solução viável para si tente, pelo menos, fazer previamente o planeamento de todas as refeições. Este hábito vai permitir-lhe assegurar todo os alimentos que irá necessitar bem como despender menos tempo, durante a semana, a pensar no que pode confecionar.

O mais importante é encontrar uma forma prática de organização que facilite a sua rotina.

Componha uma marmita diversificada

Proteínas, leguminosas, carboidratos e legumes ou verduras são alguns dos tipos de alimentos que deve ter em conta na hora de preparar a sua marmita para o trabalho.

Por forma a saber o que comer no dia a dia, deverá seguir a roda dos alimentos em que diariamente, segundo a Direção Geral de Saúde, é aconselhado a que coma 4 a 11 porções de cereais e derivados e tubérculos, 3 a 5 porções de hortícolas, 3 a 5 porções de fruta, 2 a 3 porções de lacticínios, 1,5 a 4,5 porções de carne, pescado e ovos, 1 a 2 porções de leguminosas e 1 a 3 porções de gorduras e óleos.

Se pretende seguir uma alimentação rigorosa segundo as suas necessidades, consulte um nutricionista para que lhe sejam avaliadas quantas porções de cada alimento necessita, uma vez que as mesmas dependem das necessidades energéticas individuais.

Opte por produtos prontos a confecionar

Sabemos que, ao fim de um dia longo do trabalho, pouca ou nenhuma vontade existe de passar horas na cozinha a confecionar o jantar e ainda a refeição do dia a seguir. Assim, sugerimos-lhe selecionar produtos prontos a confecionar, como são exemplo os hambúrgueres Campogrilll ou até mesmo os rolinhos de coxa de frango com bacon da marca Lusiaves.

Esta será uma solução que lhe irá permitir poupar tempo, aproveitando-o para outras atividades ou para descansar um pouco, garantindo na mesma a qualidade e o sabor das suas refeições.

Aproveite as sobras das refeições

Confecionou um frango ao jantar e sobrou? Poderá desfiá-lo e fazer uma salada de frango ou até mesmo um empadão. Além de reaproveitar os alimentos, contribuindo para que não haja desperdício alimentar, estará a variar a forma como come determinado ingrediente.

Use uma marmita térmica

Para evitar que a comida se estrague durante o dia, procure transportá-la numa marmita térmica, permitindo que seja preservada em maior segurança, especialmente nos dias mais quentes.

 

Por último, mas não menos importante, deixamos-lhe a dica de lavar a marmita logo após a refeição, caso seja possível. Este hábito irá permitir que a mesma não ganhe maus odores, nem danifique com os molhos.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados