Gastronomia do distrito de Aveiro

Gastronomia do distrito de Aveiro

May 20, 2021

O distrito de Aveiro, situado no litoral oeste de Portugal e com capital do mesmo nome, dispõe de 19 concelhos, que estão divididos entre a Região Norte e a Região Centro. Este distrito é associado frequentemente às casinhas às riscas ou às praias. Mas nem só disso vive o distrito e a prova são as suas tradições gastronómicas, conhecidas nacional e internacionalmente.

Caldeirada de enguias

Proveniente das rias abundantes em vegetação submersa, as enguias fazem parte de um dos pratos de peixe mais presente nas ementas dos restaurantes da região de Aveiro, em especial das zonas ribeiras.

Leitão da Bairrada

Distinguido como uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal, o Leitão da Bairrada, crocante e suculento, atrai visitantes de todo o pais e até mesmo turistas estrangeiros.

O segredo está na escolha dos leitões (da raça Bísara), na forma como são criados e como são confecionados, em especial no tempo de assadura e nos temperos utilizados. Quanto aos acompanhamentos, são geralmente batatas cozidas com pele ou batatas fritas às rodelas e salada.

Ovos moles

Servidos em hóstia (obreia) e com origem no Convento de Jesus de Aveiro, os ovos moles são o doce mais conhecido em Aveiro. Podem ter a forma de conchas, peixes, búzios ou outros símbolos ligados ao mar. Há quem também sirva esta iguaria em barricas de madeira, pintadas exteriormente com os tradicionais moliceiros ou outros desenhos da ria de Aveiro.

Em 2009, foram o primeiro produto português de padaria/confeitaria a ser incluído, pela Comissão Europeia, na lista de produtos agrícolas e alimentares com a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Tripas (doces)

Há quem diga que as tripas doces tiveram origem na Costa Nova, quando um senhor chamado José Oliveira experimentou cozer um pouco menos as famosas bolachas americanas. Quentes e doces, são confecionadas na hora e o recheio é à escolha de quem come, ainda que o mais tradicional sejam ovos moles, chocolate ou até mesmo simples.

Pão de ló de Ovar

Há semelhança dos ovos moles, este doce também recebeu o selo de Indicação Geográfica Protegida. Com açúcar, ovos e farinha, o seu segredo está no tempo de cozedura. A sua massa é leve, cremosa e de cor amarelada, e o seu interior é cremoso.

 

Se for até ao distrito de Aveiro, além de todos os pratos mencionados, convidamo-lo a visitar a loja Mais Sabor de Pardilhó, cheia de sabores autênticos e deliciosos. Visite ainda os principais pontos turísticos da região como os moliceiros da Ria de Aveiro, os passadiços de Aveiro ou de Paiva, as típicas casas da Costa Nova, o museu Marítimo de Ílhavo, o maior farol de Portugal, o comboio histórico de Vouga ou até mesmo ponte suspensa de Arouca.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados