O coronavírus teve e tem vindo a ter efeitos drásticos no mundo. Com a capacidade de fazer toda a população mudar as suas rotinas e hábitos, este vírus criou um clima de incerteza e de medos. Neste sentido, surge uma das questões mais feitas ultimamente: será que o coronavírus pode ser transmitido através dos alimentos?
Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar e a Organização Mundial de Saúde não existe, até ao momento, qualquer tipo de evidência de contaminação do vírus nos alimentos cozinhados ou crus. O coronavírus transmite-se, geralmente, de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias.
Ainda assim, é importante que siga determinadas recomendações de prevenção, com base no reforço das boas práticas de higiene e segurança alimentar durante todo o contacto com os alimentos.
Que cuidados devo ter?
Agir com precaução deve ser uma máxima que deverá seguir. Contudo, lembre-se que, mesmo não existindo o coronavírus, os hábitos de higiene e segurança alimentar devem ser sempre cumpridos.
- Lave as mãos de forma regular e prolongada: durante os últimos tempos tem existido um reforço da importância de lavar bem as mãos, com água e sabão. Esfregue bem todas as zonas das suas mãos e lembre-se que este é um momento em que não deve ter pressa. De seguida, feche a torneira com papel ou com um pano, a não ser que tenha desinfetado previamente a torneira.
- Desinfete todos os sítios onde irá preparar a confeção dos alimentos: se irá colocar alimentos sobre uma bancada, deverá desinfetá-la primeiro. O mesmo acontece no que diz respeito à mesa onde irá apreciar a sua refeição. Todos os objetos com os quais os alimentos terão contacto devem ser sempre, previamente, desinfetados.
- Lave bem os alimentos crus: poderá consumir, sem problema, os alimentos crus desde que os lave muito bem antes de o fazer.
- Evite partilhar comida: sabe aquele gesto que os amigos mais gulosos costumam ter, de irem diretos ao seu prato para provar determinado alimento? Sabemos que a curiosidade e o desafio de experimentar novos sabores podem ser tentadores, todavia, não o faça. Por muito chegada que seja a pessoa com quem está a partilhar a refeição, existem indivíduos que são assintomáticos e, por isso, não manifestam qualquer tipo de sintoma. Tenha cuidado.
- Cumpra sempre as medidas de etiqueta respiratória: espirrar para o braço ou para um lenço e deitá-lo fora logo de seguida são outros dois gestos que deve ter, seja durante esta fase de pandemia mundial, seja depois. Além de proteger os que o rodeiam, estará a proteger-se a si mesmo.
Nas lojas Mais Sabor são cumpridas todas as normas de segurança, como a limitação do número de pessoas dentro do estabelecimento; o cumprimento da distância de segurança; a utilização obrigatória de máscara seja por parte dos colaboradores, seja por parte dos clientes e a higienização regular dos espaços, com incidência naqueles que têm um maior uso.
Garantimos que nos pode visitar em segurança e, por isso, pedimos que cumpra todas as normas estabelecidas.