Como conservar os ovos?

Como conservar os ovos?

October 02, 2020

Os ovos são alimentos frequentemente presentes nas casas portuguesas e agora que já sabe ver se o ovo está fresco e como estrelá-lo de forma saudável, sabe como deve conservar os ovos, em casa? Há quem diga que estes devem ser conservados fora do frio (há semelhança do modo como são apresentados/armazenados no supermercado) e há quem diga que devem ser guardados no frigorífico. Qual dos dois modos de conservação está correto?

1- Evite as variações de temperatura

Não existe um modo correto de conservação. Todavia, saiba que, num caso ou noutro, o importante é que os ovos não sofram grandes variações de temperaturas, nem estejam expostos a temperaturas nem muito quentes nem muito frias.

Assim, se guardar os ovos fora do frigorífico, procure que os mesmos estejam armazenados num local sem temperaturas muito elevadas. Por exemplo, se a sua cozinha é uma divisão da casa que aquece muito durante o verão, deverá optar por guardar os ovos no frigorífico.

Note-se que há especialistas que defendem que a conservação dos ovos no frigorífico impede a proliferação de bactérias, como é exemplo a Salmonella.

2-Guarde os ovos num local seguro

Qualquer que seja o local escolhido para guardar os ovos, é importante que se certifique que os mesmos estão protegidos. Por exemplo, se optar por guardar os ovos no frio, terá de ter cuidados como guardá-los na embalagem onde vêm ou numa embalagem própria para os ovos. Tenha em atenção que se os guardar soltos na porta do frigorífico, estes poderão rachar e até apodrecer, caso não repare no imediato.

Recorde-se que é importante preservar bem este alimento bem como consumi-lo de forma regular, uma vez que existem diversas vantagens associadas ao seu consumo.

 

Benefícios do consumo de ovos

São vários os benefícios associados ao consumo dos ovos, sendo estes alimentos ricos em nutrientes e proteínas.

  1. Fortalece os músculos: O ovo é um alimento rico em proteína, em que esta ajuda a manter o funcionamento dos músculos. Por outro lado, favorece também o aumento da massa magra.
  2. Auxilia a saúde do cérebro: Estes alimentos são ricos em vitaminas e minerais essenciais ao funcionamento do sistema cognitivo, ajudando na preservação da memória.
  3. Dá energia: Contêm vitaminas e minerais necessários para produzir energia em todas as células do corpo.
  4. Melhora o sistema imunológico: As vitaminas e minerais presentes neste alimento ajudam a preservar as células de defesa.
  5. Diminui o risco de incidência de doenças cardiovasculares: A colina, que é um nutriente fundamental e é parte integrante do complexo de vitaminas B, desempenha um papel determinante na quebra do aminoácido homoscisteína, que está associado ao desenvolvimento de doenças cardíacas.
  6. Ajuda na perda e manutenção de peso: A alta qualidade de proteína presente nos ovos prolonga a sensação de saciedade.

 

Por fim, deixamos ainda o conselho de não cozinhar os ovos com outros alimentos, para evitar contaminações cruzadas com Salmonella.

Na Mais Sabor temos, atualmente, disponíveis ovos da marca Quinta dos Olivais. Não se esqueça que este processo de conservação dos ovos começa logo no momento de aquisição, circunstância esta em que deve ler os números inscritos nos ovos para perceber qual a sua data de validade.

Se não tencionar dar um uso imediato aos ovos, escolha aqueles que têm um maior prazo. Todavia, se pretende usar os ovos num prazo próximo, ajude a reduzir o desperdício alimentar e adquira os ovos com a data mais curta (dentro do prazo em que os irá comer). No que concerne às encomendas online, procuramos enviar os produtos com um prazo alargado.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados