Regresso às aulas: como preparar lanches saudáveis e saborosos

Regresso às aulas: como preparar lanches saudáveis e saborosos

October 08, 2021

No regresso às aulas, preparar lanches saudáveis e saborosos pode tornar-se num desafio, uma vez que existe o mito de que as coisas saudáveis não são saborosas e que as crianças só gostam de coisas “gulosas”. Contudo, neste artigo, vamos ajudá-lo a desmistificar essa ideia, com sugestões de lanches que pode preparar para os mais pequenos lá de casa.

Alimentos a incluir nos lanches saudáveis

Existem vários alimentos que quando conjugados com outros se tornam opções ricas e saudáveis para os lanches das crianças.

Leites e derivados (iogurtes e queijos)

Leite, iogurte e queijo são três opções de alimentos que a maioria das crianças gosta e que lhe vão permitir diversificar os lanches, tendo em conta a variedade de iogurtes e queijos que existem no mercado, bem como as diferentes formas possíveis de incluir estes alimentos no lanche de uma criança. Também há diferentes opções de leite, como o leite com chocolate, leite de amêndoa ou o leite de soja.

Pão e cereais

O pão é um dos alimentos mais consensuais em qualquer lanche, por ser rico em hidratos de carbono e fornecer energia. Além disso, pode explorar os diversos tipos de pães que existem, enriquecendo os lanches das crianças. Já experimentou pão de alfarroba, pão com sementes, ou o de mistura? Evite o pão de forma que contém elevado teor de carboidratos e não causa saciedade.

Fruta e hortícolas

A fruta é sempre uma excelente opção para incluir na lancheira das crianças. Sejam peças de frutas inteiras ou pedaços. Varie nas opções e na forma como as coloca na lancheira. Pode experimentar fazer uma mistura de várias frutas, para conseguir diferentes nutrientes, vitaminas e cores.

Também pode incluir alimentos como cenouras cruas, tomates cherry ou até mesmo rodelas de pepino para servirem como snacks e “pequenos petiscos”.

Sumos

Se quiser incluir sumos na lancheira, opte por sumos naturais, à base de frutas, feitos em casa. Ainda assim, esta é uma opção altamente rica em açúcares, pelo que, se a criança gostar, deve optar antes por uma água aromatizada. Coloque, por exemplo, pedaços de maçã ou de laranja.

Exemplos de lanches completos para incluir na lancheira de regresso às aulas

Na hora de fazer a lancheira para o regresso às aulas, tente diversificar e dar asas à imaginação. O primeiro passo na hora de preparar os lanches é o planeamento antecipado. Pense nos lanches todos da semana e procure ter em casa todos os ingredientes que vai necessitar para os elaborar.

Damos-lhe alguns exemplos de lanches que pode preparar:

  1. Sandes com frango desfiado e queijo, um iogurte e uma taça com pedaços de fruta cortados;
  2. Sandes com peru desfiado e alface, água aromatizada e uma taça com mistura de frutas;
  3. Sandes de queijo fresco e nozes e um pacote de leite;
  4. Sandes de atum e pepino, um iogurte e uma peça de fruta.

Inclua sempre uma garrafa de água, de preferência que seja reutilizável, para que a criança se possa manter hidratada ao longo do dia. De vez em quando, pode incluir opções menos saudáveis, mas que as crianças adoram, como bolachas ou bolos.

As opções apresentadas neste artigo para o regresso às aulas são meramente sugestivas. Para dietas mais completas, deve sempre procurar a ajuda de um profissional de saúde, que saberá avaliar e aconselhar o tipo de alimentos a consumir e em que quantidades, com base nas caraterísticas e necessidades de cada criança. Conte ainda com a Mais Sabor para comprar alimentos frescos e com qualidade.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados