Tradições da Páscoa em Portugal

Tradições da Páscoa em Portugal

March 30, 2021

Seja qual for a zona do país, em Portugal, a Páscoa representa um importante momento de convívio para muitas famílias, inspirado nos tradicionais pratos, doces e sabores da época. A maioria dos portugueses são religiosos (cristãos), o que torna plausível a valorização desta época comemorativa. Esta é, inclusive, uma altura de férias escolares, que definem o término do segundo período e início do terceiro e último período.

As celebrações começam na Sexta-feira Santa, feriado em Portugal, e terminam no Domingo de Páscoa, o dia da família.

 

Qual é a comida mais tradicional na Páscoa?

A ementa deste dia, após um longo período de Quaresma com restrições ao consumo de carnes, é rica em carnes bem típicas em Portugal, como o cabrito ou o borrego, geralmente acompanhados de batata assada. Há quem também opte pelo delicioso bacalhau, apesar desta ser uma opção menos frequente.

Ainda assim, se não gosta dos pratos tradicionais ou se tem crianças na família , o conselho da Mais Sabor é que opte por cozinhar carne de aves, como por exemplo um frango inteiro no forno. É igualmente um prato saboroso, mais saudável e que fará, certamente, as delícias de miúdos e graúdos.

Claro que esta também é uma altura em que se tem a desculpa ideal para se encher a barriga de gulosices, por isso, numa ementa de um dia tão importante não podem faltar os doces com ovos e amêndoas para sobremesa.

O folar, uma espécie de “pão”, feito com água, sal, ovos e uma farinha especial e que resulta num sabor requintado, também é um dos reis da Páscoa existindo, inclusive, a expressão de se ir pedir o folar ao padrinhos e madrinhas.

 

O que se faz durante o dia da Páscoa?

Além dos tradicionais almoços em família, há quem organize as chamadas caças aos ovos da Páscoa, ainda que seja uma tradição pouco vulgar em Portugal.

Depois do almoço é comum os pais acompanharem os filhos a casa dos padrinhos e das madrinhas, para receberem o chamado folar, ainda que este seja substituído muita vez por roupa, chocolates, amêndoas, dinheiro ou outro tipo de acessórios e objetos.

Em algumas zonas de Portugal, em especial em , existe ainda o chamado Compasso Pascal, que consiste na bênção das casas, por parte de membros da igreja. As Procissões também são uma tradição bastante comum nestas zonas.

 

O que é certo é que seja qual for a zona do país e tradição, a Páscoa é festejada pela maioria dos portugueses, onde os padrinhos e madrinhas marcam presença junto dos seus afilhados.

Conte com a Mais Sabor para ter um almoço de Páscoa cheio de qualidade e sabores.  

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados