4 formas tradicionais de cozinhar frango

4 formas tradicionais de cozinhar frango

May 24, 2020

Talvez pela sua versatilidade e benefícios, cozinhar frango é um dos hábitos mais frequentes na preparação da alimentação tradicional portuguesa. Com a possibilidade de confecionar tantos pratos diferentes, o frango é um alimento do qual todas as famílias gostam.

Quem é que ainda não ouviu falar de um bom frango assado? Ou de um frango estufado ou guisado? Ou até mesmo de um frango à Brás, uma variação da receita de bacalhau à Brás? Não nos podemos esquecer também da famosa e tradicional canja, uma sopa escolhida naquelas alturas em que estamos mais doentes ou simplesmente pelo puro prazer de comer uma sopa rica em carne. Seja qual for a opção, todas elas são formas tradicionais de se cozinhar frango, um alimento pobre em gordura e calorias e rico em proteínas.

Saiba ainda que em nenhum dos pratos deve cozinhar este alimento sem descongelar primeiro. Retire o alimento do congelador, previamente, de modo a que, quando for preparar a sua refeição, o frango já se encontre descongelado.

Frango assado

Uma das formas conhecidas de cozinhar frango, em Portugal, é assando. Embora pareça uma receita simples, um bom frango assado necessita de respeitar os tempos de confeção e os temperos certos.

Por norma, o tradicional frango assado é confecionado com o calor/chama das brasas. Ainda assim há quem prefira assar o frango no forno.

Assar um frango também é uma das formas mais populares, práticas e fáceis de preparar um delicioso convívio em família. Certo que já ouviu falar nos conhecidos “lanches-ajantarados” ou nas típicas refeições demoradas à volta da mesa ou até mesmo em piqueniques, em que o frango assado é um dos alimentos escolhidos para servir os deleites de todos.

Frango estufado ou guisado

Há imensos modos de preparar o frango, contudo, uma das formas mais fáceis é o frango estufado ou guisado. Neste tipo de prato, o frango vai criar um molho, que pode ser aproveitado para colocar por cima do acompanhamento escolhido, dando assim mais sabor à comida.

Por outro lado, esta é uma das formas de cozinhar frango em que este alimento fica mais macio, facilitando a sua mastigação e consequente digestão.

Frango à Brás

O frango à Brás não é nada mais nada menos do que uma versão de bacalhau à Brás, mas com frango. Este prato, usualmente, contém frango, batatas fritas, ovo e salsa. Todavia, há quem explore esta receita colocando outros ingredientes ou temperos, como a pimenta preta, o alho, os orégãos ou tantos outros.

Cozinhar frango à Brás é uma das formas mais práticas e rápidas de confecionar este alimento. Há quem, inclusive, aproveite as sobras de uma refeição de frango estufado ou assado para elaborar este prato: economiza tempo e reaproveita os alimentos, sem ter de os deitar fora ou comer da mesma forma.

Canja de galinha

Confecionar uma canja de galinha também é uma forma tradicional de cozinhar frango. Geralmente composta por galinha, caldo de galinha e massa, esta sopa é muito vulgar em Portugal, à semelhança do tradicional caldo verde ou da sopa da pedra.

Existem diversas variações da canja de galinha. Há quem opte por colocar ovo, hortelã ou há quem seja rigoroso na escolha da massa, mas há um alimento que nunca falta: a galinha.

Se, por outro lado, não aprecia uma sopa com massa, poderá substituir por arroz ou até mesmo confecionar outras sopas com frango. Esta última hipótese é muito utilizada pelas mães e pais, quando pretendem introduzir a carne na alimentação do seu bebé.

 

O frango é, sem dúvida, um alimento essencial em casa e são inúmeras as receitas que pode desenvolver a partir desta carne. Contudo, importa saber que ao cozinhar frango, por muito que invista numa boa receita, com bons temperos e alimentos complementares, não conseguirá bons resultados se não optar por confecionar um frango de alta qualidade. Escolher uma carne com menos qualidade irá implicar um comprometimento no sabor e paladar na mesma.

Informe-se, previamente, de onde veio a carne e como foi criada e certifique-se de que é um alimento fresco. Na Mais Sabor só estão disponíveis as carnes mais frescas e da melhor qualidade do mercado, provenientes diretamente do fornecedor.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados