7 dicas para criar um blog de culinária de sucesso

7 dicas para criar um blog de culinária de sucesso

October 30, 20201 comment

Adora cozinhar e sabe que cozinha pratos como ninguém? É uma pessoa que adora partilhar as suas receitas deliciosas com amigos e familiares? Sempre que confeciona um novo prato ou sobremesa, recebe elogios e ainda lhe pedem a receita? Cozinhar é um hobbie que adora e não trocava por nada? Que tal criar um blog de culinária ou de receitas?

Os blogs são excelentes formas de partilhar conhecimento e de colocar os hobbies em prática. Por outro lado, basta escrever apenas uma vez as receitas ou determinadas dicas e conselhos que tenha e, quando lhe perguntarem, fornece o link do blog. Poupa tempo, trabalho e ainda consegue partilhar o que sabe com mais pessoas.

Surge então a questão: como criar um blog de culinária de sucesso? Se nunca criou um blog online nem faz a mínima ideia de como isso funciona, vamos dar-lhe algumas dicas para que o seu blog tenha êxito, e seja repleto

Escolha a plataforma onde vai criar o blog

Percebe pouco do digital e de blogs? Procure escolher uma plataforma que seja fácil e intuitiva, para que consiga fazer tudo de modo autónomo. Procure no google por sites onde possa criar o seu blog e verá que existe uma infinidade de opções.

Invista em ingredientes de topo e reconhecidos no mercado

Para que o seu blog tenha sucesso, elabore as suas receitas com os melhores produtos existentes no mercado. Vai confecionar frango? Sugerimos-lhe o frango do campo, da marca Campoaves. Vai elaborar receitas com produtos mais práticos e fáceis de confecionar? Sugerimos-lhe a gama de produtos prontos a cozinhar disponíveis na Mais Sabor. Qualquer que seja a receita que pretenda elaborar, pode contar com a frescura dos nossos produtos.

Varie no conteúdo

Se além de fazer ótimas receitas, também souber  dicas que fazem toda a diferença a confecionar os pratos, partilhe esse conhecimento com os seus leitores. Afinal, quem é que não gostaria de saber o truque para deixar o bolo de chocolate fofo ou até mesmo com o chocolate a derreter?

Combine fotografias com texto

Ilustrar as receitas ou dicas com fotografias, é uma excelente forma de enriquecer o seu blog de culinária. De preferência, retire as suas próprias fotografias e use imagens autênticas. Basta que tenha um smartphone com uma boa câmara e siga as nossas dicas de como fotografar comida com o telemóvel.

Por outro lado, também é importante elaborar conteúdo em forma de vídeo. Este tipo de formato ajuda na perceção real de como a receita é elaborada, ajudando também na proximidade com quem lê e segue o blog.

Disponibilize uma caixa de comentários

Para que consiga receber facilmente feedback dos seus leitores, disponibilize uma caixa de comentários em cada receita ou conteúdo que publica. Verá sugestões, dicas, dúvidas e até agradecimentos a aparecerem. Além disso, é uma excelente forma de fomentar relações com outras pessoas com o mesmo hobbie.

Opte por um design simples

Colocar diversos elementos de design num site não significa que o vá tornar bonito. É importante que o seu blog fique intuitivo, simples e de fácil acesso a toda a informação. Lembre-se que, às vezes, menos é mais.

Explore as redes sociais

Além do blog, as redes sociais são excelentes ferramentas de comunicação. Porque não usar o instagram ou o facebook para divulgar as suas receitas e outras dicas mais práticas? É igualmente uma excelente forma de partilha de conhecimento.

 

Cozinhar é algo que todos fazemos no nosso dia a dia sendo, por isso, uma área em que facilmente se consegue criar uma comunidade alargada de leitores do blog.

Existem outros tipos de conteúdos em que pode investir, como por exemplo:  críticas e avaliações a restaurantes; críticas a livros sobre culinária e experimentação de receitas de outros autores; e tantos outros conteúdos que poderá explorar, consoante os seus gostos. Seja criativo!

Conte com a frescura dos produtos da Mais Sabor, para que o seu blog de culinária seja um sucesso. Se for um hobbie do qual realmente gosta, o mais importante  é dar o seu melhor e ter paciência e persistência.

Comentários (1)

Sónia Santos on September 28, 2021

Boa tarde, Gostei muito deste post pela forma simples como aborda este tema. Gostaria de saber se fazem parcerias com os vossos produtos e se poderia, eventualmente, fazer referencia a eles nas minhas receitas futuras.
Obrigada
Sonia

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados