Como posso ter uma cozinha mais sustentável?

Como posso ter uma cozinha mais sustentável?

November 09, 2020

O conceito de cozinha sustentável e ecológica envolve muito mais do que comer legumes e vegetais. Todavia, ao contrário do que muitos pensam, as mudanças para uma cozinha mais sustentável estão ao alcance de todos nós e existem pequenos gestos que, quando aplicados, fazem toda a diferença.

 5 r’s da sustentabilidade

Podemos afirmar que a melhor forma de simplificar o conceito de sustentabilidade é explicando-o com base nos 5 “r’s: “Recuse o que não precisa; reduza o que precisa; reutilize o que consome; recicle o que não pode recusar, reduzir ou reutilizar; e composte o resto.”

  • Recusar: é o “r” que visa a recusa de materiais que são prejudiciais ao ambiente ou a recusa de um consumo excessivo. Por exemplo, precisa mesmo de beber aquela bebida com palhinha? Ou precisa mesmo daquele talão, quando hoje em dia as faturas ficam todas automaticamente no sistema?
  • Reduzir: sabemos que, infelizmente, ainda não é possível abolir o consumo total de materiais prejudiciais ao meio ambiente. Contudo, é possível reduzir. Por exemplo, as garrafas de água de plástico. Existem, atualmente, milhares de garrafas reutilizáveis. Ainda que possa ter de comprar um garrafão de 5 ou 6 litros para encher a sua garrafa, é preferível isso do que comprar 4 garrafas de 1,5L. Ou outro exemplo prático deste “R” é o uso de transportes públicos ou a divisão do carro pessoal com outros colegas de trabalho, por forma a reduzir a emissão de C02.
  • Repensar: antes de adquirir algum produto, pergunte-se a si mesmo se é uma compra essencial e necessária. Quantas vezes irá utilizar o produto? Já tem algum produto com a mesma finalidade? Quantas vezes prevê usar? É uma compra por impulso ou é realmente uma aquisição pensada? Repense a forma como consome e procure investir em produtos de qualidade.
  • Reutilizar: transforme as embalagens, os frascos ou todos aqueles objetos que podem ter um novo uso.
  • Reciclar: por último, mas não menos importante, recicle.

 

Como posso ter, na prática, uma cozinha mais sustentável?

Agora que já entendes um pouco melhor o conceito de cozinha sustentável, nada melhor do que passarmos às dicas práticas.

Mais do que uma alimentação equilibrada, importa a forma como a confeciona

Quando se fala em sustentabilidade, de nada serve ter uma alimentação equilibrada se, para confecionar as suas refeições e limpar a cozinha, não consegue ter uma eficiência energética tendo, por isso, gastos absurdos e que podem ser reduzidos.

Exemplo: aqueça a água num jarro elétrico ao invés de aquecer no fogão. É mais prático, rápido e amigo do ambiente.

Reutilize os frascos

A maioria dos frascos  que adquirimos, se não mesmo todos, podem ser reutilizáveis.

Exemplo: comprou um frasco de compota? Pode reutilizar para guardar iogurtes caseiros, para guardar gomas após as tirar das suas embalagens, guardar sementes.

Seja criativo e dê um novo uso às embalagens que vão parar à sua cozinhar.

Congele os alimentos

A congelação dos alimentos é uma forma de evitar que os mesmos se estraguem, garantindo assim a sua preservação.  Este processo é igualmente útil se quiser preparar as refeições da semana num só dia.

Exemplo: Confecionou legumes e sobraram à refeição? Guarde-os no congelador, com a água que utilizou para os cozer, e use-os numa sopa.

Deixe os alimentos descongelar ao natural

Planeie as suas refeições com tempo e, de manhã, descongele logo o que vai querer comer ao jantar. Deixe os alimentos a descongelar durante o dia, no frigorífico. Assim, quando chegar à hora da refeição, não terá de gastar energia para descongelar no micro-ondas.

Execute as dicas para reduzir o desperdício alimentar

A nível mundial, mais de um terço dos alimentos é desperdiçado. Sabia que fazer uma lista  de compras ou ir às compras sem fome são dois hábitos que o permitem reduzir o desperdício alimentar?

Use a máquina da louça apenas quando estiver cheia

Se tem uma máquina de lavar louça em casa, deve optar por colocar a lavar apenas quando a máquina tiver cheia. Irá poupar água e também eletricidade.

 

Acreditamos que com estas seis dicas, já irá notar uma diferença grande nos seus gastos mensais e estará a ser muito mais amigo do ambiente.

Na Mais Sabor comprometemo-nos a disponibilizar-lhe produtos de qualidade e versáteis, de modo a que possa escolher o modo de confeção que mais se adequa às suas necessidades e gostos.  Os nossos alimentos estão aptos a serem congelados, sendo que grande parte da nossa oferta são alimentos já congelados, com o mesmo sabor dos produtos frescos.

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados