O trio maravilha do Natal: o Peru, o Capão e a Polarda

O trio maravilha do Natal: o Peru, o Capão e a Polarda

November 17, 2020

Peru, Capão ou Polarda? Indiscutivelmente, o peru é um produto rei na mesa dos portugueses durante a época festiva do Natal. Contudo, também podemos falar do crescimento da procura de outros produtos como o Capão – um frango do campo especial  – e a Polarda. Juntos, estes três alimentos fazem parte do trio maravilha do Natal.

 

Peru

É um dos produtos preferidos dos portugueses para o almoço de Natal ou para a consoada e também um dos mais saudáveis.

A forma como o peru é apresentado e cozinhado tem vindo a evoluir e isso reflete-se na oferta diferenciada de referências de peru (inteiro ou partes, como é exemplo a perna) disponibilizadas pela nossa loja online e pelas nossas lojas físicas.  

 

Capão

O capão é um alimento que, em Portugal, se associa maioritariamente ao Natal fazendo parte de algumas mesas natalinas.

Existem diversas teorias relativas à sua origem e ao seu hábito de consumo, contudo crê-se que foi na Roma Antiga que surgiu, através de um acontecimento caricato e inesperado.

Conta-se que o Cônsul Romano Caio Cânio, cansado do elevado barulho causado pelos galos de madrugada, elaborou uma lei que bania a produção destas aves e conseguiu que a mesma fosse aprovada.

Perante esta situação, e por forma a não contrariar a lei em vigor, os produtores viram-se obrigados a arranjar uma solução em que não tivessem de abater este animal, continuando a assegurar a produção dos mesmos. Surge então a ideia de castrar os galos para que estes deixassem de cantar ou “cantassem baixinho”. O que ninguém esperava era que o aumento de peso provocado por esse procedimento originasse um animal mais belo, maior e mais saboroso, o Capão.

 

Como é produzido o Capão Campoaves?

  • O Capão Campoaves é uma ave produzida a partir de machos selecionados entre os melhores frangos do campo, de estirpes de crescimento lento, aves criadas no modo extensivo ao ar livre. Estas aves são alimentadas com, no mínimo 70% de cereais, na fase de engorda.
  • Após 140 dias de vida e antes do animal ter atingido a maturidade sexual, são-lhes extraídos os órgãos sexuais, através de uma cirurgia. Desta forma, a ave desenvolve-se de um forma dócil e calma, atingindo um peso vivo de, aproximadamente, 5,5kg aos 150 dias.
  • Esta situação traduz-se numa carne de excelente qualidade e muito macia que apresenta uma envolvente de gordura própria dos animais castrados, o que permite tirar o máximo proveito nos assados.

 

Polarda Campoaves

Se a tradição é essencialmente feita de Peru e Capão, a marca Campoaves, uma das marcas parceiras da Mais Sabor, não deixa de inovar e, nos últimos anos, tem reforçado a presença da Polarda na mesa dos portugueses.

A Polarda Campoaves é uma galinha de crescimento lento e natural, criada no campo, segundo métodos de inspiração tradicional, que é abatida antes de atingir a sua maturidade sexual, não sendo, portanto, considerada galinha.

A sua produção é controlada e respeita o ambiente e bem-estar animal, conferindo-lhe desta forma um sabor e textura de qualidade superior, sendo mais seguro, mais saudável e sensorialmente mais rico, típico da sua rusticidade.

A sua alimentação, é baseada em cereais, sendo estas as características que diferenciam de uma forma inequívoca o modelo de criação da Polarda Campoaves.

 

Tendo em conta o contexto atual de pandemia, prevê-se um Natal mais reservado e distante daqueles de quem gostamos. Mas, para que nada falte à mesa de nenhum familiar seu, na Mais Sabor encontra diversos alimentos ideais para oferecer nesta época.

Para os mais tradicionais, o Capão da marca Campoaves (garantindo assim toda a qualidade e sabor das aves criadas ao ar livre) é uma prenda que fica sempre bem.

 

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados