Os conceitos de “corpo saudável” e “estilo de vida saudável” estão cada vez mais presentes na mente dos portugueses e, o melhor de tudo é que, para se ser mais saudável, não é necessário fazer mudanças radicais na sua vida. Há 7 pequenos hábitos que, quando aplicados, poderão fazer toda a diferença.
1-Fazer uma alimentação equilibrada
Talvez o clichê mais pronunciado pelos especialistas, mas é certo que uma alimentação equilibrada é a base de tudo o resto. Será este hábito que dará a energia, as vitaminas e os nutrientes necessários para exercer qualquer tarefa do seu dia a dia, além de ser uma prática que ajuda a reduzir o risco de contrair doenças. No artigo como compor um prato saudável, damos algumas dicas para que consiga fazer uma alimentação equilibrada.
2-Ir ao supermercado sem fome
Existem diversos estudos que comprovam que se for às compras com fome, terá a tendência de comprar mais alimentos e menos saudáveis, os quais pode nem necessitar. Evite, assim, ir às compras com fome, escolhendo um horário pós refeição ou comendo alguma coisa antes de sair de casa. Além de ajudar a reduzir o desperdício alimentar, vai permitir que não caia na tentação de comer alimentos apenas por “gula”.
3-Hidratação: ingerir líquidos ao longo do dia
Uma garrafa de água, de preferência daquelas que são reutilizáveis, deve fazer parte dos objetos e acessórios que andam consigo o dia inteiro. Seja para onde for, deve encarar a água como um elemento essencial para levar consigo, devido à elevada importância que esta tem na sua hidratação diária.
O seu organismo necessita de equilibro e a ingestão de líquidos é essencial a essa função, sendo que a água deve ser a sua bebida de eleição.
4-Praticar exercício regularmente
O sedentarismo é algo que deve evitar seja em que faixa etária for, dado nada positivo trazer à sua vida . Se é um indivíduo que não está habituado a praticar exercício físico, procure introduzir esta prática de forma gradual. Que tal começar a praticar uma ou duas vezes por semana um tipo de desporto que goste? Andar de bicicleta, fazer uma corrida ou uma caminhada , dar uns passozinhos de dança ou até mesmo ingressar numas aulas de ginásio, são exemplos simples e práticos de manter ativo.
5-Comer pouco de cada vez
Comer pouca quantidade de cada vez vai permitir evitar aquela sensação de “empanturrado” e, consequentemente, irá sentir-se com mais energia, disposição e humor. Além das refeições principais, invista em pequenos lanches/snacks ao longo do dia.
6-Evitar vícios com o álcool ou o tabaco
O consumo excessivo de álcool ou a dependência do tabaco são prejudiciais à sua saúde. Se tem estes dois vícios saiba que os mesmos não são coerentes com o objetivo de tornar o seu dia a dia mais saudável. Procure reduzir estes hábitos, aos poucos, chegando ao objetivo final de os erradicar e, consequentemente, ter um estilo de vida mais benéfico para a sua saúde.
7-Os resultados demoram: tenha paciência
Se está a começar a praticar alguns dos hábitos anteriormente mencionados, destacamos que os mesmos demoram a surtir efeito. No processo de se tornar mais saudável, ter paciência é fundamental para alcançar os seus objetivos.
Lembre-se sempre que o “estar saudável” implica que esteja bem a nível físico e mental. Por isso, não descure a importância de um bom descanso; cultive relacionamentos positivos com quem o rodeia e de quem gosta; visite o seu médico regularmente, para realizar um check up; evite rotinas de stress e, acima de tudo, não se esqueça de ser grato pelo que tem e sorrir (as únicas rugas que se quer são de tanto sorrir!).
A Mais Sabor continua ao seu lado para lhe proporcionar os melhores alimentos e, assim, confecionar as melhores refeições.