Como organizar o frigorífico para evitar desperdício?

Como organizar o frigorífico para evitar desperdício?

February 18, 2021

Sabia que a forma como organiza o seu frigorífico poderá contribuir para a redução do desperdício alimentar? Menos desperdício significa que irá conseguir conservar mais alimentos e também que irá poupar mais dinheiro.

Anteriormente, já lhe demos dicas para reduzir o desperdício alimentar, como o aproveitamento das sobras ou até mesmo elaborar listas de compras e comprar apenas o que precisa. Contudo, para organizar o seu frigorífico, deverá ter em conta que a distribuição da temperatura não é homogénea e, por isso, deverá colocar os alimentos em sítios estratégicos.

Tenha em conta as diferentes temperaturas do frigorífico

Observando o seu frigorífico, tenha em consideração que a zona mais quente é a superior (ou a da porta, se contabilizarmos a mesma) e a mais fria a inferior:

  • Zona mais quente: Esta zona é geralmente a área superior do seu frigorífico e é nela que deve colocar alimentos como iogurtes, queijos, natas, compotas ou até mesmo sobras de refeições (que só devem ser colocadas no frigorífico em recipientes próprios e após terem arrefecido) que são considerados alimentos com maior rotatividade;
  • Zona intermédia: produtos de charcutaria, carne e peixe devem ser colocados nesta área. Estes dois últimos, se não forem consumidos em 24/48h (depende da tipologia de carne ou de peixe) deverá optar por congelar;
  • Zona mais fria: se colocar alimentos a descongelar no frigorífico, coloque-os nesta prateleira;
  • Gavetas: as frutas, os legumes e as hortícolas devem ser colocadas dentro de gavetas distintas, após serem lavados e secados com uma folha de papel de cozinha ou com um pano. São alimentos sensíveis a mudanças de temperatura e que têm um prazo reduzido para consumo;
  • Porta do frigorífico: por fim, mas não menos importante, na porta do seu frigorífico deverá colocar alimentos menos sensíveis a mudanças de temperatura, como manteiga ou água, uma vez que estando sempre a abrir a porta, estes alimentos serão o que estarão mais sujeitos a diferentes temperaturas.

Procure não encher muito o seu frigorífico, por forma a facilitar a circulação do ar frio e, consequentemente, a adequada conservação dos alimentos. Lembre-se, coloque os alimentos com menor validade à frente, estando assim mais à mão.

Cuidado com a forma como transporta os alimentos

Uma outra dica essencial para evitar o desperdício de comida é a forma como a transporta desde o supermercado até sua casa. Alimentos que necessitam do frio (refrigerados e congelados) devem ser transportados em sacos isotérmicos, por forma a conservar a sua temperatura. Estes sacos, além de manterem os produtos congelados durante mais tempo, são reutilizáveis e evitam que as restantes compras se molhem.

Por outro lado, deve apenas adquirir este tipo de produtos quando for diretamente do supermercado para casa evitando assim que o alimento esteja muito tempo fora do frio. Também devem ser os últimos produtos escolhidos no supermercado, antes de ir pagar as suas compras, e os primeiros a serem arrumados quando chegar a casa.

Por último, mas não menos importante, ganhe o hábito de limpar o frigorífico. Por muito limpos que estejam os alimentos, há sempre acumulação de bactérias e sujidades, pelo que deve aproveitar as alturas em que o seu frigorífico está mais vazio para o limpar. Opte também por colocar vinagre no frigorífico, ajudando assim a eliminar os maus odores.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados