Como reduzir o sal na alimentação?

Como reduzir o sal na alimentação?

August 28, 2020

Um dos temperos mais usados na alimentação portuguesa é o sal. Todavia, devido à crescente consciencialização na população da importância do consumo moderado deste tempero, há cada vez mais um esforço em reduzir a utilização deste produto. Neste sentido surge, frequentemente a questão: como reduzir o sal na minha alimentação?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é recomendado um nível de consumo de sal de menos de 5 gramas por pessoa, por dia, para a prevenção de doença cardiovascular. Como pesar o sal não é prático, saiba que 5 gramas de sal equivalem a uma colher de chá, pelo que este deve ser o limite em ter em conta, diariamente.

O consumo excessivo do sal pode causar problemas de saúde, como são exemplo a hipertensão e, consequentemente, doenças cardiovasculares; maior retenção de líquidos o que contribui para o aparecimento de celulite; ou até mesmo problemas renais, uma vez que há um maior esforço por parte do rim para excretar o excesso de sódio.

Sabia que Portugal é um dos países do continente europeu que apresenta uma maior taxa de mortalidade provocada por AVC, sendo a hipertensão arterial um dos fatores de risco mais relevantes? A ingestão de sal, em Portugal, é ,em média, sensivelmente o dobro daquela que é recomendada pela OMS. Este consumo traduz-se no principal responsável pela perda de anos de vida saudável da população portuguesa.

A elevada prevalência dos fatores de risco das doenças cardiovasculares em Portugal obriga a uma especial atenção à sua efetiva prevenção. Deste modo, é fundamental que use este tempero de forma minuciosa. A Mais Sabor dá-lhe algumas sugestões práticas e simples que poderá seguir para reduzir o seu consumo de sal na alimentação:

Diminua o uso de sal de forma gradual

Se reduzir drasticamente o sal na sua alimentação, facilmente cairá na tentação de voltar a consumir tanto ou mais do que aquilo que habitualmente consome. Deverá reduzir o sal, aos poucos, na confeção dos alimentos. Nos primeiros dias, diminua pouco mais de metade. Quando já estiver habituado, reduza para metade ou menos.

Use ervas aromáticas e especiarias

Orégãos, salsa, coentros, manjericão, louro e tantas outras ervas aromáticas assim como especiarias (pimenta, cravinho, pimentão, açafrão, entre outros) são uma ótima alternativa ao uso de sal e irão permitir-lhe que confecione refeições igualmente saborosas. A única diferença é que estará a optar por uma opção mais saudável e, consequentemente, a ganhar mais anos de vida.

Coloque o saleiro afastado da mesa

Se é daquelas pessoas que tem o hábito de levar o saleiro para a mesa, comece a tentar reduzir esse hábito. Use o sal apenas durante a confeção dos alimentos, por forma a não ter a tentação de adicionar ainda mais sal.

Reduza o consumo de alimentos com muito sal

Alimentos como enchidos, batatas fritas de pacote ou sopas instantâneas têm, por noma, muito sal. É importante que leia sempre os rótulos dos alimentos que compra e que tenha consciência da quantidade de sal usada. Por outro lado, pode optar antes, por exemplo, por fritar as batatas caseiras e adicionar sal de forma moderada. Relativamente às sopas, se confecionar as suas próprias sopas, embora seja mais trabalhoso, também é mais saudável e saboroso.

 

Outra dica muito importante é procurar usar sal menos refinado possível. Quanto menos refinado é o sal, mais saudável é uma vez que é mais rico em minerais. Por outro lado, quanto menos processado é o sal, menos aditivios e susbtâncias estranhas ao nosso organismo ele vai ter.

Por último, mas não menos importante, invista numa dieta rica em hortícolas, frutas e leguminosas. A prática regular de exercício físico e a ingestão de água (mínimo 1,5L) contribui também para a redução do risco de doenças cardiovasculares.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados