Portugal é um país rico em gastronomia e sabores, com pratos e doçarias caraterísticos de cada região. O distrito de Leiria, localizado no centro litoral português, é uma das regiões do país com iguarias diversas, únicas e deliciosas, algumas das quais já ouviu, certamente, falar.
Morcela de arroz
Para os fãs de enchidos, a morcela de arroz promete ser uma excelente aposta. É composta pelas partes mais gordas da carne de porco, pelas tripas e as vísceras, por sangue e por arroz, ainda que existam algumas pessoas que optem por substituir o sangue por outros temperos.
Arroz de marisco
Oriundo da Praia da Vieira, o arroz de marisco foi eleito uma das “7 Maravilhas da Gastronomia” nacional, juntando-se assim a outras quatro maravilhas no distrito, nomeadamente o mosteiro da Batalha, o mosteiro de Alcobaça e o Castelo de Óbidos como “Maravilhas de Portugal” e as Grutas de Mira de Aire como uma das “Maravilhas Naturais”.
Chícharo
O chícharo, típico da região de Alvaiázere, é frequentemente confundido com o tremoço, sendo um grão com um formato próximo do quadrangular. É rico em hidratos de carbono e proteínas pelo que, se quer investir num ingrediente rico em proteínas, esta poderá ser uma solução.
Migas com feijão frade, couve e broa
Identificadas como um acompanhamento de baixo teor calórico e saudável, as migas de Leiria levam couve para caldo verde, feijão frade cozido, broa de milho, azeite e dentes de alho. A água da couve, depois de cozida, deve ser bem escorrida para que as migas não fiquem empapadas.
Doces conventuais
Oriundos dos mosteiros e conventos e confecionados pelas freias, os doces conventuais de Alcobaça tornaram-se conhecidos por todo o país. Se for a Alcobaça deve, sem dúvida, experimentar alguns doces conventuais tradicionais, que são caraterizados pelo uso abundante de ovos, açúcar e amêndoas.
Brisas do Lis
Confecionadas com ovos, açúcar e amêndoas, estas doçarias já ganharam vários prémios nacionais e são das iguarias preferidas dos Leirienses.
Desconhece-se a origem certa deste doce guloso, contudo, algumas histórias remetem para uma amizade entre duas senhoras, o que levou à criação e partilha deste segredo gastronómico, aprimorando-o ao longo dos anos.
Pão de Ló de Alfeizeirão
O Pão de Ló de Alfeizeirão tem origem em receitas ancestrais de freiras do Mosteiro de Santa Maria de Cós, em Alcobaça. Comparativamente ao pão de ló tradicional, o de Alfeizeirão é um bolo mais guloso e húmido, uma vez que tem doce de ovos no meio.
Ao visitar o distrito de Leiria, experimente provar os sabores tradicionais da região. Aconselhamos também a que dedique o seu tempo a conhecer os museus da região, as praias, os locais históricos e, claro, o emblemático Castelo de Leiria, com vista para a cidade. No fim, faça uma visita à nossa loja Mais Sabor, localizada na zona industrial da Zicofa ou à loja Mais Sabor, localizada em Monte Redondo. Serão experiências marcantes e que lhe irão permitir conhecer um pouco melhor este belo país.