Família a cozinhar vegetais

Legumes congelados são mais nutritivos

June 21, 2020

Comer vegetais, sejam congelados ou frescos, é melhor do que não comer nenhum. Os legumes são alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes e, o seu congelamento, é uma forma segura de aumentar a sua vida útil.

Contudo, será possível obter o mesmo benefício nutricional em produtos frescos e congelados? Não só é possível o mesmo benefício, como os vegetais congelados podem ser mais nutritivos.

Legumes congelados preservam as propriedades nutricionais

Os produtos congelados são, por norma, mais baratos e estão disponíveis todo o ano. E, ao contrário do que é comum pensar, muitas vezes têm mais propriedades do que os produtos frescos, porque a congelação impede o processo de oxidação. Esta informação foi testada e comprovada através de estudos realizados nos Estados Unidos e em Inglaterra.

A Frozen Food Foundation, uma organização sem fins lucrativos de investigação científica do valor nutricional dos alimentos congelados, realizou um estudo exclusivo com a Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, para comparar o teor dos nutrientes de oito frutas e legumes congelados frescos. Brócolos, couve-flor, milho, ervilhas, feijão-verde, espinafres, mirtilos e morangos foram alguns dos frutos e legumes minuciosamente analisados ao longo de dois anos, nos quais os resultados da pesquisa revelaram que congelados, o seu valor nutritivo – ou seja, as quantidades de vitamina A, vitamina C e folatos  - é maior do que a destes produtos armazenados em frescos. Contudo, este estudo não é único.

O mito dos vegetais frescos terem mais benefícios também foi testado na Europa, neste caso por cientistas do Leatherhead Food Research, em parceria com a University of Chester em Inglaterra, tendo sido descoberto que em 70% dos casos, os vegetais congelados tinham mais antioxidantes do que os guardados frescos, num frigorífico, durante três dias.

Por outro lado, saiba que congelar os vegetais em casa é menos vantajoso do que os adquirir já congelados, uma vez que estes últimos são congelados no seu pico de maturação e através de máquinas industriais, preparadas para fazer um congelamento rápido e garantir a preservação de todos os nutrientes presentes neste alimento.

Legumes congelados possibilitam ter sempre legumes em casa

Os legumes congelados são uma solução eficaz para que não tem muita disponibilidade para ir sempre às compras adquirir legumes frescos ou até mesmo para quem não tem tempo ou paciência para os lavar e preparar constantemente.

Ao adquirir os legumes congelados e guardá-los no seu congelador, em qualquer altura pode adicioná-los à sua refeição, de forma rápida e prática.

Lembre-se ainda que os legumes resultam bem em diversos tipos de pratos, como são exemplo o rolo de carne de aves com brócolos; um cozido; um arroz com ervilhas ou até mesmo numa sopa, que é tão recomendada fazer parte da dieta humana.

 

A Organização Mundial de Saúde recomenda uma dieta rica em fruta e legumes, quatro a cinco porções por dia. Neste contexto, a Mais Sabor recomenda a gama de legumes congelados da marca Campogrill, que se carateriza por proporcionar os melhores legumes congelados.

Para além de serem uma opção “mais saudável” e ideal para quem tem menos disponibilidade para estar na cozinha, esta pode também ser uma opção mais ajustada ao seu estilo de vida.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados