Como é o Natal português?

Como é o Natal português?

December 23, 2020

Ao contrário do que acontece em algumas  regiões do mundo, em Portugal, a principal celebração acontece na noite de 24 de dezembro, ainda que o dia 25 de dezembro também tenha associado muitas tradições.

Família, comida e presentes são os três principais pilares que podemos associar a esta noite natalina. É também nesta época que se fazem sobressair valores como a solidariedade para com os outros, existindo diversas iniciativas de voluntariado.

 

Quando se começa a vivenciar o espírito natalício?

O primeiro fim de semana de dezembro ou o primeiro dia deste mês são, geralmente, os dias escolhidos para se começar a fazer as decorações natalícias nas casas portuguesas. Contudo, o comércio, por norma, começa este processo mais cedo tanto no que concerne às decorações natalícias como às campanhas publicitárias.

Ao longo do mês e até ao dia 24, as famílias vão colocando os presentes debaixo da árvore de natal e, chegado o dia 24 de dezembro, é comum as famílias juntarem-se numa casa para celebrar a noite.

Há quem se junte ao início da tarde para confecionar todos os doces e pratos em conjunto, aproveitando esse momento para fomentar os laços familiares. Todavia, também há quem se junte apenas ao fim do dia/início da noite.

E depois? Depois começa toda a magia da noite natalícia. Crianças a correrem pela casa, partilhando brincadeiras e histórias. Adultos a porem a conversa em dia. Há algo que não costuma faltar: muita comida na mesa, com produtos que não podem falta na sua consoada.

Nesta noite, há muitas famílias que vão assistir à missa do Galo, uma missa que existe à meia noite do dia 25 de dezembro. Depois, regressam a casa e abrem os presentes.

As famílias menos religiosas e que optam por passar a noite toda em casa, costumam abrir os presentes à meia noite (é claro que os mais novos não resistem a tanto tempo de espera e começam logo a pedir para desembrulhar as prendas ainda quando a noite vai no seu início).

Já o dia 25 costuma ser o dia preferido das crianças, uma vez que ficam a explorar os seus brinquedos e outros presentes referidos. É comum que as famílias permaneçam juntas para o almoço.

 

Como é a tradição do Pai Natal?

No que concerne aos presentes do Pai Natal, existem duas principais tradições em Portugal: nalgumas casas o Pai Natal leva os presentes na véspera de Natal, deixando-os debaixo da Árvore de Natal ou junto à lareira. Noutras casas, são trazidos durante a noite de 24 para 25 de dezembro e as crianças desembrulham os presentes na manhã de natal. Em regiões mais católicas, também existem famílias que afirmam que os presentes são oferecidos pelo Menino Jesus e não pelo Pai Natal.

 

Independentemente da tradição seguida, há um valor que nunca falta: o da família. Este é o principal pilar desta noite, tão aguardada por muitos.

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados