Pratos tradicionais no natal

Pratos tradicionais no natal

December 16, 2020

Está a chegar a época mais mágica do ano. Quando se trata da ceia de Natal, a comida escolhida é muito importante. São várias as gerações que se juntam na cozinha a confecionar os melhores pratos tradicionais do Natal, para se deliciarem pela noite fora .

Quais os pratos mais tradicionais do Natal?

Apesar de cada vez mais as famílias se reinventarem no Natal, existem três pratos que, em Portugal, ainda são identificados como os pratos mais  tradicionais do Natal:

  • Bacalhau com todos: também conhecido como bacalhau cozido com couve, cenoura, ovo e grão é o prato mais tradicional do natal, encontrando-se em quase todas as casas portuguesas. Um prato simples, mas saboroso.
  • Peru: seja peru inteiro, seja perna no forno ou até mesmo peru recheado, este é um prato que se come muito na altura do 
  • Cabrito assado no forno: usualmente acompanhado por batata assada, o cabrito assado no forno também faz as delícias de muitas famílias portuguesas.

No dia 25 de dezembro, existe ainda o famoso prato de “Roupa Velha” que não é nada mais nada menos do que reaproveitar as sobras da noite anterior, em especial do bacalhau, e confecionar um novo prato.

Não obstante, podemos ainda identificar outros pratos natalícios, que foram surgindo como alternativas aos tradicionais pratos de natal. Bacalhau com natas ou bacalhau espiritual são dois exemplos. 

Quais as sobremesas mais tradicionais no Natal?

Ceia de Natal ou almoço de Natal sem sobremesas não é a mesma coisa. Todos estão à espera daquele doce típico desta época, nem que seja só por gulosice.

  • Aletria ou arroz doce: são duas sobremesas que fazem parte do cardápio de sobremesas do Natal das famílias portuguesas. Por norma, a aletria é a predileta e o arroz doce é a opção daqueles que não apreciam tanto a aletria, por serem duas sobremesas tão parecidas no modo de confeção e ingredientes utilizados (há quem só mude mesmo a massa para o arroz);
  • Tronco de Natal: além de ser um doce com uma aparência de embelezar qualquer mesa, também é a escolha dos mais gulosos e daqueles que adoram sobremesas com chocolate;
  • Rabanadas ou fatias douradas: ou, por outras palavras, fatias de pão embebidas em leite, açúcar e raspas de limão, depois em ovos e fritas com óleo. Por fim, são cobertas com açúcar e canela;
  • Filhós: feitas com ovos, farinha e às vezes com abóbora, são moldadas em bolinhas, fritas e depois polvilhadas com açúcar e canela;
  • Sonhos: é uma sobremesa frita muito semelhante às filhós. A diferença está na massa utilizada sendo que esta é mais leve e fofa do que nas filhós;
  • Bolo-rei: ou bolo rainha. É quase obrigatório comer uma fatia deste bolo. Antigamente, este bolo vinha sempre com uma fava ou com um pequeno brinde de cerâmica. Quem trincasse a fava teria de pagar o bolo rei no ano a seguir. Contudo, ao longo dos anos esta tradição caiu em desuso, a última por questões de segurança alimentar.

E na sua casa, qual o prato tradicional de natal da sua família? Qualquer que seja a escolha, poderá contar com a Mais Sabor para garantir os produtos mais saborosos da sua ceia.

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados