6 tipos de produtos que não podem faltar na sua consoada

6 tipos de produtos que não podem faltar na sua consoada

December 09, 2020

Em Portugal, quando se pensa no Natal, existem diversos pratos, iguarias e doçarias que se associam à consoada, mas nem só de comida vive a noite de Natal. Este é um momento de família, celebrado na presença dos nossos entes queridos e também uma noite vivida pela magia das prendas, nem que seja pelos mais novos da família.

Existem diversas tradições associadas à consoada, variando, essencialmente, de região para região. Todavia, apesar desta diversidade de tradições, indicamos-lhe 6 sugestões de produtos que não podem faltar na sua consoada .

1- Salgados

São os convidados VIP de qualquer ocasião festiva. Não obstante, também são dos bens alimentares mais consensuais a estarem presentes em qualquer refeição, como entrada.

  • Pastéis de bacalhau: há mais de mil maneiras de cozinhar o bacalhau, mas uma das mais apreciadas é o pastel de bacalhau. É também uma forma simples de pôr as crianças a comer peixe na noite natalícia.
  • Chamuças: estaladiças por fora e intensas por dentro, as chamuças permitem-lhe viajar para a capital das especiarias apenas com uma trinca.
  • Rissóis de camarão: Ou devemos dizer delícias de camarão? Seja qual for a forma como são apresentados estes salgados, o que é certo é que são uns dos preferidos dos portugueses.

 

Temos mais de doze variedades de salgados disponíveis, entre elas: empadas de frango; empadas de pato; pastéis  de bacalhau; rissóis de carne; rissóis de camarão; rissóis de leitão; rissóis de frango; rissóis de peixe; croquetes de carne; chamuças de frango; pera de frango e nuggets de frango.

2- Bacalhau

Apesar de existirem milhares de formas de cozinhar o bacalhau, na noite natalícia, o mais tradicional é o bacalhau cozido com batata, couves, cenoura e ovo cozido. Contudo, cada vez mais surgem pratos alternativos que contam com o bacalhau como ingrediente principal, como é exemplo o , um prato que facilmente agrada a todas as pessoas da família, em especial às crianças.

3- Polvo

O polvo, tal como já vimos nas tradições de natal com bacalhau, polvo e camarão, tem ganho cada vez mais adeptos, não só pela versatilidade de pratos que permite confecionar mas também pelo seu sabor.

4- Capão, peru ou polarda

Também conhecido como trio maravilha do Natal, estes três alimentos fazem parte dos produtos preferidos dos portugueses para a época de Natal. Se quer ter um prato de carne, deverá ser, sem dúvida, um destes três produtos. Saudáveis, saborosos e requintados.

5- Sobremesas

Uma festa sem sobremesas ou algo doce fica, por norma, aquém das expetativas, em especial na época natalícia, em que existem tantos doces caraterísticos.

Lembre-se sempre de comprar os ovos (e em grandes quantidades) para que não fique impedido de fazer nenhuma das sobremesas eleitas.

Por outro lado, também pode optar por comprar as sobremesas já confecionadas e dedicar mais tempo à sua família. Bolo Rei (ou bolo rainha), filhoses, rabanadas, azevias, sonhos, arroz doce e aletria são alguns dos doces típicos desta época.

6- Bebidas

O vinho é sempre um ótimo aliado de qualquer ocasião festiva e são poucas as pessoas que não gostam de beber um bom copo de vinho. Além disso, lembre-se das crianças e daqueles que apreciam outras bebidas, como um sumo, um refrigerante ou até mesmo água.

 

Independentemente dos alimentos que escolhe para estarem presentes na consoada da sua família, o mais importante é que possa passar a véspera e o dia de Natal com aqueles de quem mais gosta. Com mais ou menos doces, com mais ou menos salgados, com mais ou menos diversidade, quando todos estão há mesa, qualquer prato se torna delicioso.

 

Quanto a nós, Mais Sabor, damos-lhe a garantia de que lhe fornecemos os melhores produtos para que tenha uma consoada saborosa.

  

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados