Tradições de natal com Bacalhau, Polvo e Camarão

Tradições de natal com Bacalhau, Polvo e Camarão

December 02, 2020

Na época natalícia são diversos os pratos que costumam estar presentes na consoada dos portugueses. A Margrill, marca de produtos do mar ultracongelados, destaca neste Natal o consumo do clássico bacalhau, do polvo e do camarão, alternativas para refeições festivas inesquecíveis. A Mais Sabor apresenta, neste artigo, os benefícios nutricionais e algumas dicas e curiosidades sobre os três produtos de eleição para épocas festivas.

 

Polvo, proteína magra e nutritiva

A tradição do polvo na ceia tem cada vez mais adeptos. Seja em Trás-os-Montes, no Minho ou nos Açores, o polvo é presença habitual à mesa na noite de 24 de dezembro. Mesmo sendo uma tradição maioritariamente nortenha, está presente em inúmeras casas de norte a sul do país. Apresenta-se guisado, cozido, grelhado ou frito, variedade esta que representa muitos e bons motivos para o ter na sua mesa. 

Rico em vitaminas do complexo B, o polvo é um alimento baixo em calorias, tornando-se na opção indicada para consumir proteína magra e nutritiva. Rico em aminoácidos, que ajudam a regenerar as células e músculos, e com baixo teor de gordura, o polvo é ainda uma boa fonte de ómega 3, que contribui para diminuir a inflamação e as doenças cardiovasculares.

 

Bacalhau, o “fiel amigo”

O bacalhau, conhecido pelo seu baixo teor de gordura e por ser um alimento tipicamente português, é um dos produtos do mar que está mais presente na mesa das famílias portuguesas no Natal.

A Mais Sabor, em conjunto com a Margrill, leva até si o bacalhau de melhor qualidade para que todos os lares tenham mais típico prato da cozinha portuguesa.  Há mais de mil e uma maneiras de o preparar. Como vai fazer o seu?

 

Camarão, o companheiro de todas as festas

Dê um toque de requinte à sua festa. O Camarão é considerado por muitos o mais delicioso e apetecível em ambiente de festas.

Desde as açordas, às moquecas, na frigideira salteado, na sua versão yaklsoba ou tempura, em qualquer parte do mundo, o consumo do camarão é sempre um momento de puro prazer, existindo, naturalmente, diversos tipos de camarão consoante o tipo de prato e o resultado  que se pretende obter.

Em todo o tipo de situações onde seja necessário destacar mais o sabor, como em caldos, risotos ou massas, prefira os camarões menores, que têm um sabor mais intenso,  enquanto que os  maiores são mais adequados a ser servidos ou degustados sozinhos. Grelhados ou fritos, com cerveja ou vinho, é tudo uma questão de gosto.

Uma presença assídua nas entradas ou até nos pratos mais elaborados, o camarão faz sempre parte das mesas festivas e é, por si só, motivo suficiente de celebração. Rico em proteínas e nutrientes essenciais é, geralmente, acompanhado por vinho verde, espumante ou cerveja. O fiel companheiro do começo de refeição é uma presença assídua na mesa de Natal e na passagem de ano.

 

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados