Páscoa em Portugal: os pratos mais tradicionais

Páscoa em Portugal: os pratos mais tradicionais

April 06, 2022

A Páscoa, em Portugal, está associada a vários pratos tradicionais, que satisfazem as delícias de muitos portugueses. Seja de família ou de padrinhos e afilhados, os almoços conjuntos são muito comuns no Domingo de Páscoa e, por isso, é importante conhecer bem quais são os sabores típicos desta época.

As carnes mais típicas na Páscoa

O cabrito e o borrego assados são as duas carnes mais comuns nos almoços de Páscoa. Geralmente acompanhados com batata assada, são dois pratos que satisfazem as delícias de muitos portugueses. Nas lojas Mais Sabor, encontra borrego beta, dianteiros de borrego, perna de borrego, rack de borrego, vão da costeleta de borrego e cabrito.

Mas porque nem só de cabrito e borrego é feita a Páscoa, a Mais Sabor sugere-lhe especialidades, igualmente requintadas e saborosas, como um frango do campo recheado no forno ou um capão e, claro, o inesquecível peru inteiro.

Se preferir opções mais práticas e rápidas, tem os rolos de carne de frango com farinheira e azeitonas e os com queijo e fiambre ou os rôtis de peru com mostarda, mel e limão ou com farinheira, espargo e azeitonas.


Os pratos de pescado que fazem sucesso na Páscoa

O consumo de peixe aumenta muito no dia de Páscoa, em especial de bacalhau, um tipo de pescado muito versátil dado que é possível confeccioná-lo de várias formas, mais simples ou mais elaboradas. Polvo ou tentáculos de pota, também irão fazer sucesso junto dos seus familiares e amigos.

 

Por fim, não termine a refeição sem um elemento mais guloso. Os doces com ovos e amêndoas fazem sempre parte das sobremesas da Páscoa, não esquecendo o tradicional folar, uma espécie de “pão”, feito com sal, ovos, água e uma farinha especial.

Depois de ter a barriga cheia de bons sabores, é hora de acompanhar os seus filhos a casa dos padrinhos e madrinhas para receberem o chamado folar, ainda que este seja substituído muita vez por roupa, chocolates, amêndoas, dinheiro ou outro tipo de acessórios e objetos. 

Nalgumas regiões de Portugal, concretiza-se ainda o Compasso Pascal, a bênção das casas, por parte de membros da igreja. As famílias que desejem receber a bênção, deixam as suas portas abertas, com pétalas de flores na entrada. As Procissões também são uma tradição bastante comum nestas zonas.

Deixe o seu comentário

Por favor note que todos os comentários são aprovados antes de publicados